Jutay Meneses quer linha de crédito para o setor da reciclagem na Paraíba

Projeto que cria Semana Estadual da Capoeira é aprovado na Assembleia da PB

De autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB) e aprovado por unanimidade, projeto prevê a primeira semana do mês de novembro para realização de atividades

Publicado em 29/11/2018 - 00:00

Projeto que cria Semana Estadual da Capoeira é aprovado na Assembleia da PB
Para Jutay, o projeto visa contribuir com a difusão da prática no estado e fortalecer ações educacionais em torno da temática e do ensino das tradições e cultura afro-brasileira

João Pessoa (PB) – A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nesta terça-feira (27), por unanimidade, o projeto de Lei (1935/2018), de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que cria a Semana Estadual da Capoeira. O objetivo é discutir e mostrar a cultura afro-brasileira, como forma de inclusão social nas escolas e em outras entidades. O projeto seguirá agora para sanção do governador para tornar-se lei.

A proposta prevê que data seja comemorada todos os anos na primeira semana do mês de novembro, com apresentações de grupos de capoeira, realização de palestras, mostras de vídeos, exposições e debates com temas relacionados à capoeira e sua representatividade. Para tanto, o projeto determina que a execução das atividades ficará a cargo das Secretarias Estaduais de Educação, de Cultura e de Juventude, Esporte e Lazer.

“Com o projeto, pretendemos contribuir com a difusão da prática no nosso Estado, bem como, com o fortalecimento das ações educacionais em torno da temática e do ensino das tradições e cultura afro-brasileira”, explicou o republicano.

Capoeira

A capoeira é uma arte marcial brasileira com origem na África, que combina aspectos de dança, música e acrobacias, sendo um meio de expressão corporal. Ela foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, com influencia indígena, provavelmente no início do século XVI.

Conforme explica o projeto, o ensino de capoeira exalta oportunidade para integração de diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, músicas, entre outros, além de mobilizar setores do desporto, turismo, meio ambiente, saúde e segurança.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend