Projeto prevê placas em Braile nos pontos de ônibus de Goiânia (GO)

Projeto prevê placas em Braille nos pontos de ônibus de Goiânia (GO)

“A ideia é facilitar a vida das pessoas com deficiência visual”, afirma vereador Rogério Cruz (PRB), autor da proposta

Publicado em 13/11/2017 - 00:00

Projeto prevê placas em Braille nos pontos de ônibus de Goiânia (GO)
“A ideia é facilitar a vida das pessoas com deficiência visual”, afirma o vereador Rogério Cruz (PRB), autor da proposta

Goiânia (GO) – A Câmara Municipal de Goiânia analisa projeto de lei do vereador Rogério Cruz (PRB) que torna obrigatório a instalação de placas informativas escritas em Braille e piso em material de textura diferenciadas nas paradas, corredores e terminais de ônibus da capital.

Pela proposta, as paradas e terminais rodoviários terão que instalar placas contendo a relação das linhas de ônibus e seus itinerários para o atendimento e orientação das pessoas com deficiência visual. As placas devem cumprir os requisitos da legislação aplicável à acessibilidade, bem como normas complementares.

“A ideia é facilitar a vida das pessoas com deficiência visual. Aqui em Goiânia tem muitos deficientes visuais. É só andar pelas ruas da cidade que se percebe as dificuldades enfrentadas por estas pessoas, que muitas das vezes precisam contar com a boa vontade dos demais, ”, destaca Rogério Cruz.

Braille

O sistema de leitura para cegos, conhecido como Braile, consiste no agrupamento de seis pontos que possibilita a constituição de 63 símbolos diferentes que servem para representar caracteres na literatura, na matemática, na informática e na música. O sistema foi inventado em 1825 e até hoje é utilizado em todo o mundo.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro