Projeto obriga estabelecimentos a tornarem público telefone de autoridades sanitárias

Projeto obriga estabelecimentos a tornarem público telefone de autoridades sanitárias

Proposta de Lincoln Portela servirá como um facilitador na proteção ao consumidor e na redução dos riscos sanitários

Publicado em 16/5/2016 - 00:00

Projeto obriga estabelecimentos a tornarem público telefone de autoridades sanitárias
Proposta de Lincoln Portela servirá como um facilitador na proteção ao consumidor e na redução dos riscos sanitários

 

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 5159/2016, de autoria do deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG), que obriga estabelecimentos sujeitos a vigilância sanitária a fixarem, em local visível ao público, o número telefônico da autoridade sanitária.

Para o deputado, produtos submetidos à vigilância sanitária geralmente apresentam riscos à saúde de seus consumidores. Medicamentos e alimentos são os mais lembrados nesse sentido, por serem responsáveis por grande parte do consumo das famílias e respondem por muitos agravos. “Existem muitas situações que o consumidor assiste, como por exemplo, as péssimas condições de higiene que podem ser encontradas em lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares, que podem demonstrar a possibilidade de maiores riscos sanitários nos produtos colocados à venda”, alerta Portela.

Outras características que podem demonstrar ausência de boas práticas de produção, armazenamento e manipulação é a presença de muitos insetos, produtos em estágios variados de deterioração, instalações e utensílios sujos, engordurados, entre outras falhas.

Segundo Portela, em muitas situações, o consumidor pode desejar comunicar irregularidades às autoridades responsáveis pela fiscalização sanitária, mas em face do desconhecimento sobre como contatar o agente de controle, acaba desistindo da denúncia, por isso a importância do contato visível do órgão fiscalizador.

Um exemplo que deu muito certo no país, segundo o deputado do PRB é a divulgação do telefone do Procon pelos estabelecimentos comerciais. O fornecimento do número, em local visível, busca facilitar a comunicação do consumidor com um órgão de sua defesa nas relações de consumo, além de conferir maior proteção ao cliente e inibir ações abusivas e lesivas por parte dos comerciantes. “Entendo que tal exemplo, em especial o sucesso dessa iniciativa, pode servir para fundamentar ação similar com as autoridades sanitárias fiscalizatórias. O desconhecimento sobre como contatá-las não será mais razão de desestímulo às denúncias e servirá como um facilitador na proteção ao consumidor e na redução dos riscos sanitários”, concluiu o deputado.

Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend