Projeto garante monitores para auxiliar estudantes com deficiência nas escolas do DF

Projeto garante monitores para auxiliar estudantes com deficiência nas escolas do DF

De autoria do deputado Delmasso, proposta obriga a presença de monitores de apoio escolar para auxiliar os estudantes com deficiência da rede pública e privada do DF

Publicado em 26/6/2018 - 00:00

Projeto garante monitores para auxiliar estudantes com deficiência nas escolas do DF
De autoria do deputado Delmasso, proposta obriga a presença de monitores de apoio escolar para auxiliar os estudantes com deficiência da rede pública e privada do DF

Brasília (DF) – Com o objetivo de diminuir as dificuldades enfrentadas pelas famílias de estudantes com deficiência nas salas de aula do Distrito Federal, o deputado distrital Delmasso (PRB-DF) apresentou projeto de lei que institui o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais e da Pessoa com Deficiência.

A proposta, que tramita na Câmara Legislativa do DF, obriga a presença de monitores de apoio escolar para auxiliar os estudantes com deficiência da rede pública e privada nas atividades desenvolvidas na escola. Os monitores, contratados por meio de concurso público, terão formação mínima de nível técnico em serviços de apoio à pessoa com deficiência.

Delmasso afirmou que é dever do estado e da comunidade escolar assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. “O objetivo do projeto é tornar obrigatório, no DF, a disponibilização de monitores de apoio escolar para exercer atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atuar em todas as atividades escolares necessárias”, explica o parlamentar.

A proposta garante o preparo e conhecimento dos profissionais em não causar incidentes que coloquem em risco a integridade física desses estudantes, que requerem um tratamento diferenciado na escola. Pela proposta, os servidores que prestarão apoio aos estudantes com deficiência deverão possuir conhecimentos pedagógicos, de forma a compreender melhor as necessidades educacionais e facilitar o processo de inclusão e de desenvolvimento do aluno.

 O projeto tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), mas ainda falta ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para depois ir à votação no Plenário.

Texto e foto; Ascom – deputado distrital Rodrigo Delmasso
Edição: Agência PRB Nacional

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