Proposta da vereadora Marilda Portela (PRB) tem como objetivo garantir a locomoção e a acessibilidade dos idosos que usam o transporte público
Publicado em 12/4/2017 - 00:00
Belo Horizonte (MG) – Tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte projeto de lei da vereadora Marilda Portela (PRB) que assegura aos passageiros idosos direito de descer fora da parada de ônibus na capital. Segundo a parlamentar republicana, projeto tem como objetivo garantir a locomoção e a acessibilidade dos idosos que usam o transporte público e são obrigadas a descer nos pontos convencionais de ônibus.
“Grande parte dos idosos apresentam dificuldade de locomoção, tal como as pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência. Por isso, faz-se necessário também proporcionar aos idosos locais de paradas mais próximo a seus destinos, garantindo-lhes o direito básico de ir e vir de forma mais confortável”, defende a vereadora do PRB.
Marilda ressalta que o “Diagnóstico do Idoso”, elaborado em 2015 pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte, aponta que nos próximos vinte anos a capital mineira terá uma população de idosos entre 60 e 79 anos superior à de jovens.
“Estima-se que nos próximos quinze anos, até 2030, a população acima dos 60 anos cresça 80% no Brasil e Belo Horizonte segue, historicamente, a mesma proporção. Atualmente Belo Horizonte tem uma população de aproximadamente 302 mil idosos, sendo que 85% se concentram na faixa dos 60 a 79 anos, 8,5% na faixa de 80 a 84 anos e 6,1% entre 85 e 94 anos e 0,6% na longeva faixa acima dos 95 anos”, explicou a parlamentar.
Propostas semelhantes ao projeto de Marilda Portela já funcionam em outras cidades brasileiras dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – vereadora Marilda Portela
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.