Projeto de Valdemir Soares sobre acessibilidade vai para Plenário

Proposta sugere a criação de um sistema para facilitar a navegação de pessoas com deficiência visual e auditiva.

Publicado em 17/03/2015 - 00:00

Projeto de Valdemir Soares sobre acessibilidade vai para Plenário
Proposta sugere a criação de um sistema para facilitar a navegação de pessoas com deficiência visual e auditiva.

 

Curitiba (PR) – Projeto do vereador Valdemir Soares (PRB) que prevê um sistema para facilitar a navegação de pessoas com deficiências visuais e auditivas no site da Câmara Municipal de Curitiba aguarda, apenas, votação do Plenário. O texto obteve parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e por último da Comissão de Acessibilidade, na segunda-feira (09.03).

De acordo com o parlamentar, o conteúdo publicado é de interesse de toda população, pois relaciona as matérias que tramitam na Casa Legislativa, porém não está acessível a todos. O vereador cita a transmissão das sessões plenárias via web como exemplo, que segundo ele aproxima a comunidade, porém segrega os deficientes auditivos. “A pessoa com essa limitação não consegue ouvir os discursos e acredito, que nem fazer a leitura labial, pois a janela da transmissão é pequena”, explica Valdemir.

O vereador do PRB também destaca a falta de uma ferramenta de áudio que auxilie os deficientes visuais a terem conhecimento das notícias publicadas. No documento, o parlamentar alerta que “de nada adianta grandes e eloquentes discursos quando não temos, neste Legislativo, o que é apregoado. Os direitos devem ser, antes de tudo, humanos”.

Texto: Agência PRB Nacional de Notícias
Fonte e foto: Ascom – Valdemir Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend