Projeto de Sidelvan Nóbrega prevê cursos de educação financeira

O objetivo é conscientizar e preparar o consumidor para os desafios impostos pelo mercado de oferta de crédito.

Publicado em 8/8/2014 - 00:00

Projeto de Sidelvan Nóbrega prevê cursos de educação financeira
Para o republicano, é precisao conscientizar os consumidores para evitar o superendividamento.

 

Salvador (BA) – Com o objetivo de conscientizar e preparar o consumidor para os desafios impostos pelo mercado de oferta de crédito, o deputado estadual, Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), protocolou uma indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia, sugerindo ao governo estadual a promoção de cursos de Educação Financeira e Planejamento do Orçamento Doméstico para os consumidores.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que um dos principais desafios das famílias brasileiras é manter o orçamento familiar doméstico sob controle. De acordo com a análise, o aumento do número de famílias com contas em atraso, dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro atingiu o índice de 62,3% em abril deste ano. A falta de informação adequada para o exercício do direito de escolha e o uso irresponsável do crédito são as principais causas do endividamento da maioria das famílias, segundo o levantamento.

“São grandes as facilidades oferecidas para conseguir crédito os quais possibilitam o acesso a bens de consumo a um número cada vez maior de pessoas principalmente das camadas sociais emergentes, colocando inúmeras vezes a dignidade financeira delas em extrema vulnerabilidade”, explicou Sidelvan Nóbrega.

O parlamentar destacou que é de suma importância que “os governos intervenham no sentido de propiciar à população uma consciência de ter a vida pautada em um controle financeiro, gerando um ambiente saudável para o mercado financeiro, evitando o superendividamento”.

Alguns estados, a exemplo de Goiás, Minas Gerais e São Paulo promovem ações desta natureza através da atuação do Procon, que, por meio dos Núcleos de Renegociação de Dívidas de cada estado, realizam palestras e cursos em escolas públicas e universidades. Na Bahia, o Procon já conta com o Núcleo de Proteção ao Consumidor Superendividado, mas esse tipo de serviço ainda não está disponível à população.

 

Fonte: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend