Projeto de Paulo Emílio que estabelece regras para o abastecimento de combustível é aprovado

Norma está prevista no PL n° 25/15. Medida visa proteger o frentista e evitar possíveis danos ao motor dos veículos.

Publicado em 19/09/2015 - 00:00

paulo-emilio-prb-aprovado-pl-proibe-abastecimento-de-combustivel-apos-acionamento-da-trava-de-seguranca-rodrigo-costa-foto-19-05-15
Norma está prevista no PL n° 25/15, de autoria do vereador Paulo Emílio. Medida visa proteger o frentista e evitar possíveis danos ao motor dos veículos.

 

Praia Grande (SP) – A Câmara Municipal de Praia Grande aprovou, em primeira e segunda discussões, na última quarta-feira (16), o Projeto de Lei n° 25/15, que proíbe o abastecimento de combustível em veículos, após o travamento automático da bomba de segurança. A proposta de autoria do vereador Paulo Emílio de Oliveira (PRB-SP) agora será encaminhada para a sanção do Executivo.

O autor do projeto explicou o motivo da lei. “De acordo com as informações que constam na maioria dos manuais dos veículos vendidos no país, o volume máximo de combustível em um tanque não é a sua capacidade máxima, mas 10% menos. É justamente por isso, que as bombas de abastecimento possuem trava de segurança, para impedir que o combustível chegue até a borda”, disse.

Paulo Emílio ainda ressaltou que o projeto visa proteger tanto a saúde do frentista, quanto a vida útil dos veículos. “Alguns veículos possuem um filtro na boca de entrada do tanque de combustível, para reduzir a produção de gazes tóxicos, como o benzeno, que pode causar complicações ao sistema circulatório e respiratório de quem tem contato com este vapor, no caso, os frentistas. Além disso, o combustível em excesso inunda este filtro, que, por isso, perde sua capacidade e acaba soltando substâncias, capazes de danificarem o motor do veículo”.

Com a aprovação da proposta, o texto segue para a sanção do Poder Executivo, que deve regulamentar a lei em 90 dias. Cabe ainda ao Executivo fixar valor de multa, que pode ainda gerar suspensão de alvará de funcionamento do posto de gasolina que descumprir a nova norma. A fiscalização também ficará a cargo da Administração Municipal.

 

Texto: Christiane Disconsi / Ascom – Câmara Municipal de Praia Grande
Foto: Rodrigo Costa e Silva

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro