Projeto de Oliveira cria Semana Estadual de Conscientização sobre o Vitiligo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a discriminação às pessoas com os sintomas da doença

Publicado em 7/4/2016 - 00:00

Projeto do Pastor Oliveira cria Semana Estadual de Conscientização sobre o Vitiligo
O objetivo é sensibilizar a população sobre a discriminação às pessoas com os sintomas da doença

 

Macapá (AP) – Instituir no Amapá a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo é o que propõe o deputado Oliveira (PRB-AP) através do projeto de Lei, que será apresentado na Assembleia e que será analisado pelas comissões técnicas da Casa.

A proposta é que a data a ser instituída no calendário oficial do Estado seja realizada anualmente na semana do dia 25 de junho, “Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo”, data de fundação da primeira associação voltada aos portadores de vitiligo. “A finalidade é chamar a atenção de todos sobre essa doença ainda pouco conhecida e evitar a discriminação e preconceito”, justifica Oliveira.

O intuito, segundo o deputado, é sensibilizar a população sobre a discriminação às pessoas com os sintomas da doença. “Além disso, qualificar os profissionais de saúde para ações de prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de cuidados com a pele”, defende o deputado.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da pigmentação da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.pastor-oliveira-prb-ap-vitiligo-foto-ronaldo-d-almeida

A dermatose, conforme justifica o projeto, caracteriza-se por manchas que acomete a pele, que na maioria dos casos afeta principalmente o lado estético e possui uma intensa repercussão psicológica e social, que pode levar o indivíduo a inúmeros problemas emocionais, desde a baixa autoestima até depressões graves, e outras consequências sociais. “A programação de orientação e conscientização do Vitiligo” no âmbito do Amapá, visa a promoção e ações públicas ou privadas voltadas para a melhor qualidade de vida das pessoas portadoras da doença.

Texto: Everlando Matias / Ascom – ALAP
Fotos – Romero d’Lima e Ronaldo d’Almeida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend