Projeto de Marilda Portela para criação de abrigo para animais recebe aval de comissão

Projeto de Marilda Portela para criação de abrigo de animais recebe aval de comissão

Proposta da vereadora republicana visa a prevenção de doenças, controle populacional e acolhimento de animais feridos e abandonados em Belo Horizonte

Publicado em 26/2/2017 - 00:00

Projeto de Marilda Portela para criação de abrigo para animais recebe aval de comissão
“Entendemos que solucionar a problemática dos animais não é uma questão apenas humanitária, mas de saúde pública”, defende Marilda Portela

Belo Horizonte (MG) – O projeto de lei da vereadora Marilda Portela (PRB), que propõe a criação de abrigo municipal para cães e gatos em Belo Horizonte, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça, na última terça-feira (21).

A criação do abrigo municipal, segundo a parlamentar republicana, vai resgatar e recuperar animais doentes, feridos ou abandonados, amenizando o sofrimento e o estresse físico e mental, além de ser útil no controle populacional e na prevenção de zoonoses.

Além do acolhimento em instalações próprias, o texto prevê ações que incluem resgate, recuperação, castração, identificação, vacinação, vermifugação e encaminhamento à adoção, além da promoção de campanhas sobre posse consciente e direitos dos animais.

“Entendemos que solucionar a problemática dos animais não é uma questão apenas humanitária, mas de saúde pública, meio ambiente e de respeito ao dinheiro público. As prefeituras de uma forma geral gastam três vezes mais para piorar uma situação que cresce de forma geométrica, ou seja, em caráter exponencial, ao passo que se trabalhassem nas causas do problema gastariam muito menos para resolve-los”, alertou Marilda Portela.

De acordo com a vereadora, a ineficácia do poder público no tratamento dessa questão, ao longo do tempo, tem ficado a cargo de protetores independentes e entidades de proteção animal que, segundo ela, representam uma sociedade que não suporta mais a inércia do poder público.

“Não se pode mais admitir praticas cruéis no trato com os animais e muito menos pensar em seu extermínio quando a situação foge do controle, visando somente benefícios ao ser humano, sendo, portanto, de extrema necessidade a implantação de políticas públicas que atendam aos interesses das populações e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais”, finalizou a vereadora Marilda Portela.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereadora Marilda Portela
Fotos: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend