Projeto de Jean Dornelas vai garantir a execução de obras em São José do Rio Preto (SP)

Projeto de Jean Dornelas vai garantir execução de obras em São José do Rio Preto (SP)

Proposta prevê a contratação de seguro-garantia para proteger obras em execução na cidade paulista

Publicado em 20/08/2017 - 00:00

Projeto de Jean Dornelas vai garantir a execução de obras em São José do Rio Preto (SP)
Proposta do vereador republicano prevê a contratação de seguro-garantia para proteger obras em execução na cidade paulista

São José do Rio Preto (SP) – Projeto de lei do vereador Jean Dornelas (PRB), em tramitação na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, cria sistema anticorrupção em obras realizadas no município.

De acordo com o parlamentar republicano, a proposta prevê a contratação de seguro-garantia na execução de contratos de obras públicas e de fornecimento de bens ou de serviços. O objetivo da proposta, segundo Dornelas, é evitar, por exemplo, que grandes obras públicas sejam abandonadas por empreiteiras trazendo prejuízos para o poder público.

“Este projeto é um objeto legal para evitar a prática da corrupção. Às vezes, o corrupto age tão bem que há dificuldade para identificar. Então, este projeto obriga a contratação de um seguro anticorrupção, obrigando um aporte de seguro por uma companhia seguradora e essa companhia vai poder fiscalizar a obra, o edital, e acompanhar desde o início. Se tiver algum trambique para favorecer alguém, automaticamente as próprias seguradoras vão apontar”, explicou Dornelas.

Segundo o republicano, países como Canadá e Inglaterra aplicam em menor escala o sistema de seguro-garantia, contudo nos Estados Unidos têm sido modelo de aplicação desta forma de regulação, sendo esta prática utilizada há mais de 120 anos. “Ele visa, assim, complementar, aprimorar e modernizar o regime de licitação pública de obras e fornecimentos, trazendo soluções que se mostraram adequadas em outros países”, disse Dornelas.

A proposta do vereador foi tema de audiência pública na quinta-feira (17), na Comissão Permanente de Justiça e Redação da Câmara de Rio Preto.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro