Projeto de Gilberto Abramo prevê atendimento a crianças com retinoblastoma

Doença pode levar à cegueira se não diagnosticada no início

Publicado em 18/12/2013 - 00:00

gilberto-abramo-prb-foto-ascom-18-12-13

 

Belo Horizonte (MG) – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) metade das 400 crianças diagnosticadas no Brasil com retinoblastoma, todos os anos, corre risco de perder a visão. Isso ocorre devido  à morosidade do sistema público de saúde ou à falta de informação das famílias sobre a enfermidade, cujo tratamento só é eficaz se ela for percebida antes de as primeiras manifestações completarem seis meses.

Atento a essa questão, o deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG) apresentou o Projeto de Lei 4.555/2013 que determina às unidades hospitalares públicas estadual e unidades privadas conveniadas com o Estado disponibilizarem o tratamento para retinoblastoma.

Em Belo Horizonte, por exemplo, como o único especialista na área não atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a grande maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. O retinoblastoma é um câncer que afeta os olhos e geralmente ocorre antes dos 4 anos de idade.

Para Abramo, a negligência do Estado tem gerado consequências gravíssimas na vida dessas crianças. “É inadmissível que o Estado não ofereça essa especialidade no atendimento à saúde, uma vez que a doença pode deixar as crianças estrábicas, com dor nos olhos ou ainda podem perder a visão, por isso o diagnóstico deve acontecer o mais cedo possível”, alerta.

Os retinoblastomas são diagnosticados por médicos experientes através do exame do fundo de olho, com a pupila bem dilatada. Em geral, não se deve realizar biópsias. Os tumores pequenos podem ser tratados com métodos especiais, que permitem que a criança continue a enxergar normalmente. Nos casos adiantados, o olho pode ser retirado e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.

Fonte: Ascom – deputado estadual Gilberto Abramo
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend