Projeto de Cleber Verde é aprovado em comissão

Pela proposta, pescadores terão direito a adicional de insalubridade

Publicado em 31/05/2012 - 00:00

C
“Fico ainda mais satisfeito com a aprovação por unanimidade, o que mostra como os congressistas estão sensibilizados com o tema”, avaliou o republicano

Brasília (DF) – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou parecer favorável ao projeto do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que dispõe sobre o pagamento de adicional de insalubridade aos pescadores profissionais. Pela proposta, que agora segue para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, os percentuais a serem pagos deverão ser fixados de acordo com o Artigo 192 da CLT. “Fico ainda mais satisfeito com a aprovação por unanimidade, o que mostra como os congressistas estão sensibilizados com o tema”, avaliou o parlamentar republicano após a votação.

Em sua justificativa para o projeto, Cleber Verde adverte que “o pescador que reconhecidamente trabalha em condições inadequadas e com risco a sua saúde, e que comprovadamente tem exercido sua profissão por longos períodos, vem sendo vítima de doenças decorrentes da exposição ao sol e das condições advindas do grande período que fico no mar”.

Ainda segundo o parlamentar republicano, “apesar da importância econômica do setor pesqueiro e do grande contingente de trabalhadores, esta categoria tem sido discriminada e deixada à margem da legislação trabalhista, quando não inclui a atividade no rol daquelas que tem direito ao adicional de insalubridade. Não se faz justiça”.

Cleber Verde conclui afirmando que “cabe destacar que a compensação monetária a favor do trabalhador pago com o adicional de insalubridade apenas diminui o sofrimento do pescador, mas em momento algum exime as empresas de adotarem medidas preventivas, com a finalidade de diminuírem as doenças decorrentes da exposição do pescador ao sol”.

Texto: Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro