Projeto de Bulhões torna obrigatório alarme de segurança em caçamba móvel

Se aprovada a proposta de Bulhões, inciativa evitaria que acidentes como o da passarela no RJ acontecessem

Publicado em 30/01/2014 - 00:00

30_01_14_destaque03_sp_bulhoes_alarme_em_cacambas
De acordo com o parlamentar, a instalação do alarme pode evitar que novas tragédias se repitam

Brasília (DF) – O deputado republicano Antonio Bulhões (PRB-SP) lamentou o acidente ocorrido no Rio de Janeiro envolvendo um caminhão basculante na última terça-feira (28). O parlamentar destacou que a Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5528/2013, de sua autoria, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para acrescentar inciso ao art. 105, tornando obrigatório o alarme de segurança em caminhões com caçamba-basculante.

O projeto obriga a instalação de alarme para avisar ao motorista que a caçamba do caminhão não está segura. Segundo o deputado, o objetivo é garantir mais uma possibilidade de verificação do veículo a respeito da segurança da caçamba. “A medida é simples. Consiste na instalação de um alarme, que soará na boleia do veículo, para avisar ao motorista que a caçamba do caminhão está acionada. Vamos trabalhar para que o projeto vire lei e que a fiscalização de fato aconteça”, afirmou Bulhões.

De acordo com o parlamentar, a instalação do alarme pode evitar que novas tragédias se repitam. “Não podemos facilitar com o azar. Com a Lei promulgada, o motorista terá mais um alerta de segurança da carga, mesmo após fazer a correta verificação antes de iniciar a trafegar”, explicou.A proposta está na Comissão de Viação e Transportes da Câmara.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: R7

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro