Projeto de Benedito Alves pretende desestimular a automedicação no RJ

Republicano propõe que informações sobre remédios sejam mostradas no verso dos receituários médicos

Publicado em 24/05/2017 - 00:00

benedito-alves-prb-projeto-pretende-desestimular-automedicacao-foto-ascom-23-05-17
Republicano propõe que informações sobre remédios sejam mostradas no verso dos receituários médicos

Rio de Janeiro (RJ) – Preocupado com os malefícios da automedicação, prática muito comum, o deputado estadual Benedito Alves (PRB-RJ) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o Projeto de Lei nº 1.772/16, que dispõe sobre a inserção de informações sobre os malefícios da automedicação no verso dos receituários médicos utilizados pela Rede Pública de Saúde do Estado.

O republicano lembra que a intoxicação por medicamentos está entre as preocupações em relação ao problema, aliás, ocupa o primeiro lugar entre as causas de intoxicação registradas em todo o país, à frente dos produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. Os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

Outro inconveniente, segundo o parlamentar, é que usar remédios de forma incorreta pode agravar uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Reações alérgicas, dependência e até morte são fatores que também preocupam.

Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que em todo o mundo, mais de 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada.

“Este projeto é de suma importância, pois contribuirá para a conscientização dos malefícios causados pela automedicação. Segundo estatísticas, cerca de um terço da população mundial tem carência no acesso a medicamentos essenciais e em todo o mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta”, comentou o deputado.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Benedito Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro