Paulo Baltazar propõe criação do Observatório do Emprego em Volta Redonda

Projeto de Baltazar permite morador pagar conta de água com lixo reciclável

Republicano quer intensificar hábito de reciclar e melhorar relação dos moradores de Volta Redonda (RJ) com o meio ambiente

Publicado em 03/12/2016 - 00:00

Projeto de Baltazar permite morador pagar conta de água com lixo reciclável
“Lixo tem valor e aqui o lixo poderá pagar conta de água também”, disse o republicano

Volta Redonda (RJ) – A Câmara de Volta Redonda aprovou na última semana, o projeto de lei do vereador Paulo Baltazar (PRB-RJ), que permite ao morador do município, pagar a conta de água com lixo reciclável. O projeto Recicla VR autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a estabelecer convênio com empresas e cooperativas de reciclagem de materiais com a finalidade de creditar para o consumidor o lixo reciclável coletado.

O mecanismo de funcionamento do projeto visa a intensificar o hábito de reciclar e melhorar a relação das pessoas com o meio ambiente. A partir desta regulamentação o SAAE poderá ceder às empresas conveniadas a condição de posto de coleta ou ponto ecológico. O cidadão interessado no desconto deverá se cadastrar na entidade para ser reconhecido pelo seu código de consumidor. A partir da entrega de lixo reciclável nos pontos determinados, o lixo será pesado e o valor correspondente ao material entregue será bonificado na conta do consumidor.

Outra possibilidade de aproveitamento do projeto será para entidades assistenciais e filantrópicas. Igrejas, creches, asilos e escolas poderão se cadastrar para serem receptoras da doação das pessoas ou empresas. Desta forma, o lixo apresentado no ponto de coleta poderá ser creditado para uma entidade também cadastrada, ajudando com despesas de manutenção. Por parte do SAAE não haverá dispensa de receita, uma vez que o material será vendido e a receita cobrirá o desconto cedido.

De acordo com o autor do projeto, vereador Baltazar, trata-se de uma iniciativa que une sustentabilidade com uma preocupação muito relevante sobre consumo e meio ambiente. “Queremos criar o hábito de reciclar. No começo as pessoas ficarão motivadas pelo desconto ou isenção da conta, mas, em pouco tempo, esperamos que a cidade faça isso de forma habitual, gerando uma nova educação ambiental. Lixo tem valor e aqui o lixo poderá pagar conta de água também”, disse o republicano.

De acordo com Baltazar, o projeto ainda precisa da sanção do Poder Executivo para que seja válido legalmente e que se defina o período de início do principal convênio. “Esperamos que a cidade fique melhor e mais limpa com esta iniciativa”, concluiu o vereador do PRB.

Texto: Ascom – vereador Paulo Baltazar
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend