Professora Ana Lúcia prestigia formatura de aluna com Síndrome de Down em Olinda (PE)

Vereadora do Recife, republicana foi convidada pela família de Zemile Kasala Santos de Oliveira, de 25 anos, que se graduou em Estética e Cosmética pela Faculdade Guararapes

Publicado em 25/1/2017 - 00:00

Professora Ana Lúcia prestigia formatura de aluna com Síndrome de Down em Olinda (PE)
Vereadora Professora Ana Lúcia foi diretora da escola onde Zemile Kasala Santos de Oliveira iniciou seus estudos

Recife (PE) – No Teatro Guararapes no Centro de convenções em Olinda, na última quarta feira (18), às 19h, foi realizada a colação de grau dos alunos de Estética e Cosmética da Faculdade Guararapes. Convidada pela família de Zemile Kasala Santos de Oliveira, Professora Ana Lúcia (PRB), vereadora do Recife, esteve presente e falou dos desafios dos educadores na questão da inclusão da pessoa com deficiência e da satisfação com mais uma conquista de sua querida aluna Zemile.

“A nossa luta é para garantir um sistema de ensino inclusivo, com condições mais adequadas que garantam o acesso e a aprendizagem em igualdade de condições para todas as pessoas, o que acontece na prática é a dura realidade das péssimas condições de trabalho e a ausência da política de formação continuada para os educadores, um número elevado de alunos por turma, a estrutura física inadequada, o despreparo para ensinar os alunos inclusos. Os professores que acompanham os estudantes com deficiência também não se sentem preparados para trabalhar com a diversidade dos estudantes, com a complexidade e amplitude dos processos do ensino e aprendizagem, sobretudo como ele vai fazer o acolhimento, a socialização desse estudante. Atualmente existe uma demanda muito grande nas escolas públicas que sabem que têm que fazer o cumprimento da lei, essas escolas recebem esses estudantes com diversas deficiências: autistas, com deficiência visual, deficiência de mobilidade, e as crianças com síndrome, é um grande e desafio”, explicou a vereadora.

professora-ana-lucia-prb-formatura-de-aluna-com-sindrome-de-down-foto2-ascom-25-01-17A republicana também falou de como foi o acolhimento da estudante inclusa: “Zemile chegou ainda adolescente na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, matriculou-se com sua mãe, Laudicéia Santos de Oliveira, no turno da noite, na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos finais do ensino fundamental, para dar suporte ao desenvolvimento da filha, pois já havia um histórico de tentativas e frustrações, um grande desafio, para nós, enquanto escola, para mim enquanto gestora e para toda a equipe de professores. Mas Zemile tinha autonomia total, já era alfabetizada e iniciou um processo surpreendente de socialização, mãe e filha conquistaram espaço, respeito, fizeram amizades, ambas compartilharam de uma experiência transformadora. Assim concluíram o ensino fundamental e seguiram para o ensino médio. O incentivo da família de Zemile em garantir sua participação em projetos culturais e prática de esportes, cooperou nessa conquista. Se tivesse que definir Zemile Kasala em palavras, essas palavras seriam: superação e conquista, pois há tantas pessoas que não têm deficiências e são limitadas, mas não existem limites quando você acredita em Deus e em si mesmo”, contou Professora Ana Lúcia.

Laudicéa, mãe de Zemile, que também se graduou em Estética e Cosmética pela faculdade Guararapes, junto com a filha, lembrou das dificuldades que enfrentou. “Quando ela nasceu, recebi a visita de uma junta médica, que afirmou que ela não ia falar, ou falar pouco; que não ia andar, foram muitas sessões de fisioterapia, sessões com fonoaudiólogos. Quando busquei escolas para minha filha percebi em algumas situações o despreparo que não ajudava em nada. Sou grata à Professora Ana Lúcia e a equipe da escola, por ter tratado minha filha de igual pra igual, sempre acreditando no potencial dela”, declarou.

Saiba mais

Zemile Kasala Santos de Oliveira tem 25 anos, é casada há um ano e oito meses com Pedro Jorge Pontual Falcão (portador de déficit intelectual) e trabalha há oito anos na loja de artigos esportivos “Centauro”, no Shopping Center Recife. Ela planeja fazer pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Texto e foto: Anabelli C. Cavalcanti / Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend