Professora Ana Lúcia debate déficit de moradias no Recife

Promessa de construção de um habitacional no terreno do Aeroclube, localizado entre o bairro do Pina e o Parque dos Manguezais, até hoje não foi cumprida

Publicado em 26/10/2017 - 00:00

Professora Ana Lúcia debate déficit de moradias no Recife
Republicana denuncia que a promessa do Executivo de construção de um habitacional no terreno do Aeroclube, localizado entre o bairro do Pina e o Parque dos Manguezais, até hoje não foi cumprida

Recife (PE) – A vereadora Professora Ana Lúcia (PRB) promoveu, nesta quarta-feira (24), uma audiência pública para debater o déficit de moradias no Recife. O debate contou com a presença de autoridades, lideranças comunitárias, militantes dos direitos urbanos e trabalhadores sem-teto.

A republicana lembra que a promessa do Executivo de construção de um habitacional no terreno do Aeroclube, localizado entre o bairro do Pina e o chamado Parque dos Manguezais, até hoje não foi cumprida. “Esse debate surgiu de uma demanda da população que procurou o meu gabinete para que lutássemos pelo direito à moradia. São moradores da região onde está localizado o terreno, e eu as conheço, pois, antes de ser vereadora, trabalhei naquele bairro. Precisamos dar uma resposta àquelas famílias que não têm onde morar”, disse.

Professora Ana Lúcia debate déficit de moradias no RecifeA discussão sobre o terreno do antigo Aeroclube, no Pina, segundo Ana Lúcia, tem criado expectativas na comunidade do Bode (vizinha da área). O espaço de 21 hectares já teve um canteiro de obras instalado em 2016, mas foi desativado, e as obras do conjunto habitacional sequer foram iniciadas. A republicana alerta, ainda, que foi lançado um movimento pedindo a construção de um parque verde no mesmo terreno.

“Não somos contra o lazer e defendemos que a população também tem esse direito sagrado. Mas, a questão da moradia é prioritária. Entre as pessoas que me procuraram, muitas são moradoras de palafitas e vivem em situação de risco. Achamos que é possível uma solução que atenda aos dois interesses, de moradia e do parque”, defendeu Ana Lúcia.

Segundo João Alberto, presidente da URB-Recife, foi criado um grupo executivo que está avaliando a ocupação do local. Já Roberto Gusmão, secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife, acrescenta que o colegiado deverá divulgar, até o final deste ano, o plano de ocupação para a área, que tem o equivalente a 20 campos de futebol ou 418 mil m². Desse total, 210 mil m² são de terra firme e o restante é área de manguezal e de proteção ambiental. “Por enquanto, estamos ouvindo as demandas, discutindo todas elas e não fechamos o plano, que será divulgado pelo prefeito Geraldo Júlio”, disse. Ele reconhece, porém, que a área é grande e tem capacidade de comportar um habitacional, além de um parque urbano e outros empreendimentos.

Norah Neves, diretora de Habitação da URB, afirmou que o projeto inicial compreendia um habitacional com 108 unidades, mas que ele foi desativado para permitir um aumento do número de moradias. A gestora também informou que o déficit habitacional do Recife hoje permanece o mesmo que está no site da Prefeitura desde 2015 e que foi “sistematizado a partir de várias áreas críticas”. “O déficit está em torno de 62 mil unidades habitacionais, o que representa 240 mil pessoas. Existem dois tipos de déficits, um quantitativo e outro qualitativo. O primeiro é o que representa a quantidade de moradias. O segundo, de pessoas que têm onde morar, mas cujas casas ou apartamento não dispõem de infraestrutura, e precisam de um lugar digno para morar. O déficit dessas últimas, no Recife, é multiplicado por três do quantitativo”, explicou Norah.

Texto: Ascom – Câmara Municipal do Recife
Fotos: Tarcísio Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend