Prefeitura de Barra do Piraí promove evento comemorativo ao Dia do Idoso

Presente ao evento, o prefeito Mario Esteves (PRB) elogiou o trabalho proposto e a jovialidade dos que já fazem parte da Terceira Idade

Publicado em 17/10/2018 - 00:00

Prefeitura de Barra do Piraí promove evento comemorativo ao Dia do Idoso
Presente ao evento, o prefeito Mario Esteves (PRB) elogiou o trabalho proposto e a jovialidade dos que já fazem parte da Terceira Idade

Barra do Piraí (RJ) – Agentes da Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Barra do Piraí, participaram do evento “Pensando na Melhor Idade: Saúde e Direitos”, realizado na última quinta-feira (11), no Asilo Santo Agostinho. O evento, além de ser comemorativo ao Dia do Idoso – comemorado no dia 01 de outubro -, serviu também para promover um espaço ao cidadão da Terceira Idade, no que tange à socialização de informações de direitos deste segmento.

Promovido em parceria da Secretaria de Assistência Social com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a entidade de Longa Permanência Santo Agostinho, o evento ainda auxiliou na viabilidade de participação na comunidade, bem como proporcionar o desenvolvimento das relações intergeracionais. O evento contou com a participação de profissionais da Psicologia, Nutrição e Assistência Social, com o propósito de trazer o debate sobre a saúde e direitos da pessoa idosa.

Presente ao evento, o prefeito Mario Esteves (PRB) elogiou o trabalho proposto e a jovialidade dos que já fazem parte da Terceira Idade. Porém, salientou que é preciso o “envolvimento de todos para que os idosos cheguem nesta tenra idade com qualidade e perspectivas de vida”. Relembrou da reestruturação a que passou a Secretaria de Assistência Social, proporcionando que o setor e, consequentemente, o governo, prioridades ás pessoas.

“É um privilégio chegar à Terceira Idade, mas é ainda melhor estar nela com qualidade e perspectivas de vida. Posso lhes dizer que, em termos de pedidos, solicitações, este governo tem feito pela Assistência Social da melhor forma possível; ela foi reestruturada para melhor atender às pessoas. E o mais importante é o elo entre as demais secretarias – como a que tem com a Saúde -, que, em plena crise e desestruturação, têm auxiliado na aplicação de projetos essenciais para a reconstrução dos serviços básicos e sociais da cidade”, disse o republicano.

Para a chefe do Departamento do Suporte Técnico da Secretaria de Assistência Social, Flávia Simplício André Staneck, a discussão, que durou todo o dia, serviu para “entender a importância de pensar na Terceira Idade”. “O idoso não pode ser visto como uma ‘problemática social’, pois esta ideia neoliberal coloca o idoso como oneroso ao Sistema Previdenciário e inoperante para sociedade. Combatemos essa lógica e, por isso, a realização deste evento representa a resistência a toda e qualquer forma de discriminação a este segmento. É tempo de estimular os idosos a trocarem experiências, firmando, assim, a valorização do conhecimento que acumularam ao longo da vida”, aponta a assistente social.

A secretária de Assistência Social, Paloma Blunk, relembrou da parceria com as demais instituições e demais secretarias para que cheguem à realização dos acordos propostos. “Precisamos implementar políticas públicas que venham a agraciar 100% do que pensamos para os nossos idoso; fazer sair do papel estas discussões, bem como esclarecer propostas de governo para o fortalecimento de vínculos. E o que estamos vendo, até aqui, significa avanços, vez que englobamos a todos os setores governamentais, desde a Saúde à Educação, no tocante a proporcionar melhores condições de vida aos nossos integrantes da Terceira Idade”, completa.

 

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Barra do Piraí
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend