Prefeitura de Barra do Piraí inicia programa de castração de animais de rua

“O foco número um do projeto sempre foi o controle populacional de animais de rua”, disse o prefeito Mario Esteves (PRB), que acompanhou o primeiro dia de castração

Publicado em 22/1/2018 - 00:00

Prefeitura de Barra do Piraí inicia programa de castração de animais de rua
Nessa etapa, os animais de rua estão sendo atendidos, operados no ônibus e, além disso, identificados com microchips e coleiras

Barra do Piraí (RJ) – O Departamento do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Barra do Piraí deu início, no último sábado (20), a mais uma fase do projeto “PreocupaCÃO”, através do Castramóvel. Nessa etapa, os animais de rua estão sendo atendidos, operados no ônibus e, além disso, identificados com microchips e coleiras. Como foi o primeiro fim de semana, o número de animais de rua esterilizados foi reduzido (seis), no sentido de que o programa passa por uma fase de implantação e adaptação.

O prefeito Mario Esteves (PRB) acompanhou o primeiro dia de castração dos animais de rua. “O foco número um do projeto sempre foi o controle populacional de animais de rua. Faremos aos poucos, em virtude da necessidade de lares temporários, o que está sendo difícil de conseguir. Mas já demos o primeiro passo e continuaremos avançando. Esse projeto é inédito na região e talvez até no estado do Rio”, disse o republicano.

De acordo com o diretor interino do Departamento do Bem-Estar Animal, Felippe Carotta, o objetivo é fazer o controle populacional de animais de rua, promovendo também a saúde e a proteção dos bichinhos. “Com a castração, evitaremos que os animais se reproduzam, aumentando exponencialmente, a cada ninhada, o número de cães pelas ruas. Já os microchips e as coleiras são para identificá-los e inibir possíveis crimes de maus-tratos e abandono. Com o cachorro ‘microchipado’, saberemos a que comunidade ele pertence, onde viva etc, ao passo em que as pessoas saberão também que aquele animal não está simplesmente à deriva; ele está sendo acompanhado pelo Município”, explicou.

Após as cirurgias, os seis cães comunitários esterilizados no sábado (20) foram encaminhados para lares temporários, onde permanecerão pelo período do pós-operatório, de, no máximo, sete dias. Depois, serão devolvidos ao ambiente, com os cuidados básicos de saúde em dia.

O primeiro bairro atendido nessa foi o Boa Sorte. Neste fim de semana e no outro, o Castramóvel estará no Cantão. Caso deseje se voluntariar para contribuir como lar temporário, ligue para Prefeitura no telefone: (24) 2443-1088 (falar com a Secretaria de Comunicação), ou preencha o formulário online, no site www.preocupacao.barradopirai.rj.gov.br/censo-animal.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Barra do Piraí

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend