Prefeito renova convênio de programa que reduziu a criminalidade em Buritama (SP)

Programa “Atividade Delegada”, que reduziu a criminalidade em 60%, foi renovado pelo prefeito Rodrigo do Adalberto (PRB) por mais três anos

Publicado em 25/02/2018 - 00:00

Prefeito renova convênio de programa que reduziu a criminalidade em Buritama (SP)
O programa Atividade Controlada, que reduziu a criminalidade em 60%, foi renovado pelo prefeito Rodrigo do Adalberto por mais três anos em Buritama

Buritama (SP) – Para dar continuidade ao programa “Atividade Delegada”, formalizado com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e o Poder Público Municipal, o prefeito Rodrigo do Adalberto (PRB) assinou, na semana passada, o convênio para renovar a parceria por mais três anos.

O programa permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folga. Os PMs podem trabalhar por, no máximo, 10 dias por mês e a carga horária não pode ultrapassar oito horas por dia, podendo fazer 10 escalas mensais.

O projeto cria a gratificação por desempenho de atividade delegada a ser paga aos policiais militares para exercerem trabalho na cidade. O convênio foi assinado no último dia 16, com garantia de liberação de R$ 692 mil para o custeio do programa.

De acordo com o prefeito Rodrigo do Adalberto, a presença do policiais por mais tempo nas ruas aumentou a segurança na cidade. “Os moradores se sentem mais seguros, além de beneficiar o policial que vai melhorar sua remuneração”, disse o prefeito, e acrescentou: “O profissional também atuará fardado, sob o comando da polícia e totalmente dentro da lei”.

Segundo o sargento Alexandre Mendes, a prefeitura paga as horas trabalhadas dos policiais e a PM entra com toda a infraestrutura e logística. A ação garante o aumento de viaturas nas ruas. “A ‘Atividade Delegada’ teve início em 2013 e terá 120 policiais mensais distribuídos em escalas, aumentando o número de policiais nas ruas e garantindo mais segurança para a população”, reforçou.

O sargento explicou que o programa contribui para diminuir a criminalidade na cidade por causa do aumento do número de viaturas nas ruas. Na região de Araçatuba, somente Buritama e Andradina implantaram este projeto. Segundo ele, os índices criminais tiveram uma redução em mais de 60% de furtos, incluindo veículos, roubos, tráfico de drogas, entre outras ocorrências. “Devido ao fato do aumento de viaturas e policiais nas ruas, deixando evidente o aumento de ações preventivas no combate à criminalidade”, elencou. Alexandre Mendes concluiu dizendo que a “Atividade Delegada” é uma ação para ter mais PM’s em atividade, o que garante a segurança aos moradores.

Sobre o programa

O projeto começou em 2009 em São Paulo e contribui para aumentar o efetivo de segurança, reduz a violência e melhora a segurança da população. Os trabalhos são semelhantes as funções realizadas no dia a dia pelos policiais. A ação deve reforçar o combate às ocorrências, fortalecer a fiscalização no comércio, agir contra a perturbação do sossego, entre outras funções que garantem a segurança pública.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Buritama (SP)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend