Republicanos contribui com novo sistema de filiação do TSE

Novo sistema do TSE facilitará a gestão de filiação partidária

O secretário nacional do Republicanos, Evandro Garla, aprovou as mudanças e destacou os avanços da nova plataforma de filiações

Brasília (DF) – O novo sistema de filiação partidária, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira (9), trouxe muitas novidades e para explicar os detalhes da ferramenta, conversamos com o secretário nacional do Republicanos, Evandro Garla. “Recebemos com muita alegria essas mudanças. Agora, o eleitor pode se filiar a qualquer tempo, mesmo não tendo órgão partidário em seu município, pois a Nacional ou a Estadual tem autonomia para fazer a filiação”, explicou o secretário.

Entre as principais novidades do novo “Filia” estão a atualização automática da filiação no caso de mudança de domicílio eleitoral ou morte do eleitor; a abertura para que as Executivas Estaduais e a Nacional façam a filiação; e o funcionamento ininterrupto da ferramenta, ou seja, 24 horas por dia.

O Republicanos contribuiu com umas das mudanças feitas no sistema. O TSE acatou uma sugestão do partido e automatizou o processo de filiação no caso de mudança de domicílio eleitoral. Antes, os órgãos partidários municipais precisavam aceitar a mudança, mas não recebiam nenhum aviso sobre a pendência. “Sem essa confirmação, as filiações ficavam incompletas e a efetivação só ocorria quando o eleitor procurava o partido para saber o que aconteceu, já que a filiação dele não constava na lista de filiados do TSE,”, explicou Evandro Garla.

Outra novidade é que a Direção Nacional passa a ser o usuário master do sistema e terá a competência de criar os operadores para gerir o sistema de filiações nos estados e municípios. Se antes bastava ao presidente municipal solicitar a senha no cartório local, agora o acesso só será liberado pela Executiva Nacional, aumentando o controle sobre as filiações e tornando o sistema mais seguro.

O endereço residencial, e-mail e telefone do filiado também passarão a constar na ficha de filiação. No sistema antigo, bastava inserir o nome e o título para efetivar a filiação. No entanto, esses dados não serão enviados para o processamento do sistema e nem constarão nas listas oficiais divulgadas pelo TSE, somente os partidos dos filiados terão acesso. 

O sistema também permite que, no caso de problemas cadastrais, o próprio eleitor questione os dados no sistema, impedindo assim filiações indesejadas e erros nas informações do filiado. Com isso, a Justiça Eleitoral pedirá esclarecimentos ao partido para resolver a questão apresentada pelo eleitor. Se ocorrer filiações duplicadas, a própria Justiça Eleitoral cancelará as mais antigas e manterá a filiação mais recente.

“O novo sistema representa mais agilidade no processo de filiação. Além de reunir informações fidedignas de quantidade de filiados e uma visão completa sobre os quadros do partido em todos os municípios”, avaliou o secretário Evandro Garla.

Texto e fotos: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.