Nova comunicação e redes sociais assertivas são os temas do segundo dia do Comunica10

Os especialistas em comunicação digital conseguiram prender a atenção dos participantes do início ao fim das palestras

Brasília (DF) – O futuro do novo profissional de comunicação foi o tema principal da palestra do especialista em comunicação digital, Marcelo Minutti, no Comunica10 – III Curso de Comunicação para Assessores do PRB, desta sexta-feira, 26 de abril. Com experiência de 25 anos no mercado de tecnologia, ele deixou claro que o mercado de trabalho está passando por uma transformação ampla e destacou que o assessor de comunicação precisa acompanhar essas mudanças sempre com um passo à frente.

Um dos termômetros para saber se o público está interessado ou não no assunto de uma palestra são as saídas e entradas constantes dos participantes. Este não foi o comportamento das pessoas na palestra do Marcelo Minutti. Todos estavam conectados com o conteúdo e com as novidades que estão em testes no mundo nas áreas de tecnologia das coisas, automação do trabalho, inteligência artificial e outras.

Minutti frisou que o profissional de comunicação precisa desenvolver habilidades para superar esse momento de ruptura e chegada de novas tecnologias. “Para participar dessa nova realidade, você precisa ter empatia consciente, curiosidade investigativa, abstração profunda, pensamento lateral (fora da caixa), habilidade para trabalhar em grupo, criatividade pragmática e conhecimento da área de comunicação”, explicou após citar experiências de realidade aumentada e virtual para exemplificar os desafios do futuro.

Durante a palestra, ficou evidente a necessidade de criar conexões com o público. No entanto, esta comunicação precisa ser focada em temas que fazem sentido para as pessoas. Como as reputações são construídas, experiências diretas, o que se diz e faz, o que os outros dizem de você foram as etapas apontadas por Minutti como caminho para uma excelente estratégia de comunicação e construção da imagem do assessorado ou instituição.

No encerramento da palestra, o especialista ressaltou que o bom estrategista de comunicação não pode se apegar ou se deslumbrar com números sem sentido ou relações artificiais. O bom profissional se apega ao comportamento das pessoas. “As tecnologias vêm e vão, mas se você entender de gente, vai continua sendo relevante. A gente nunca pode esquecer que somos humanos desenvolvendo estratégias de comunicação para outros humanos”, disse.

Redes Sociais Assertivas

Na segunda parte do curso, o jornalista e consultor em redes sociais, Cristiano Santos, ministrou a palestra com o tema “Redes sociais: saia do básico”. Em um diálogo interativo com os assessores, ele ressaltou a importância de como fazer uma comunicação efetiva nas mídias sociais para obter um bom relacionamento com o público-alvo.

Durante sua exposição, Cristiano apresentou exemplos práticos de engajamentos nas redes sociais, formatos e modelos de conteúdos e o melhor horário para as publicações. “A simplicidade vende, gera engajamento e existem dois momentos importantes nas redes sociais: falar a linguagem do público e entendê-lo. Não basta apenas levar as ideias, mas é preciso entender a regionalidade”, alertou Cristiano.

Ele explicou que o social media precisa ter a sensibilidade de criar conteúdos relacionados a temas atuais.  “Quem trabalha com redes sociais precisa estar preparado. A palavra é esta, sensibilidade. Dependendo do nosso post isso pode destruir a imagem do político e da empresa”, disse.

Cristiano ressaltou que o novo profissional não precisa somente entender do segmento que atua, mas tem que estar atento e preparado para se relacionar com diferentes públicos nas redes.  Segundo ele, cada vez mais as pessoas escrevem menos, chamando a atenção para os problemas do textos longos no Facebook, por exemplo.

Sobre as diferentes redes sociais, Cristiano destacou que o Instagram tem ganhado amplo espaço, onde diariamente 500 milhões de pessoas postam Stories, o que segundo ele, pode ser explorado para divulgar o assessorado para o público já conquistado. Ele também frisou sobre a relevância do Linkedin para network e busca de conhecimento na área que atua.

Sobre o Comunica10

O curso foi realizado na nova sede do PRB em Brasília e contou com a participação de mais de 120 assessores inscritos de todo o Brasil, além da presença de deputados, vereadores e lideranças nacionais do partido. A capacitação foi idealizada pela Agencia PRB Nacional e com a parceria exclusiva da Fundação Republicana Brasileira (FRB), durante dois dias, quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril.

Confira como foi o primeiro dia do Comunica10: Marcos Pereira faz abertura do “Comunica10″em Brasília

Por Agência PRB Nacional

Visite a nossa Galeria de Fotos aqui.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.