Marcos Pereira cumpre agenda na Rússia e na Noruega

Marcos Pereira cumpre agenda na Rússia e na Noruega

Em Moscou, o ministro Marcos Pereira vai assinar um protocolo que agiliza o desembaraço aduaneiro de produtos brasileiros que utilizam o Sistema Geral de Preferências (SGP) russo

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), acompanha o presidente Michel Temer na missão oficial que fará à Rússia e à Noruega nesta semana. A agenda começa em Moscou, na terça-feira (20), quando o presidente Temer participará de reunião com investidores russos e falará sobre as reformas que modernizam a economia brasileira, como o Projeto Crescer. Nos encontros com autoridades, ele levará a mensagem de que o país está pronto para receber investimentos. De acordo com informações do Planalto, investidores russos têm demonstrado interesse em áreas como petróleo e gás, ferrovias e portos.

Em Moscou, o ministro Marcos Pereira vai assinar na próxima quarta-feira (21) um protocolo que agiliza o desembaraço aduaneiro de produtos brasileiros que utilizam o Sistema Geral de Preferências (SGP) russo. “Com o novo sistema, a autoridade russa deverá gastar, em média, cinco minutos. Dessa forma, o tempo de entrada de nossas exportações será reduzido de maneira significativa”, disse o ministro. Até então, esse processo pode levar mais de um dia, dependendo do caso. O mais importante, na avaliação do ministro, é que o sistema trará redução do gasto com estocagem na fronteira e outros valores cobrados dos exportadores brasileiros.

Atualmente, mais de 2,7 mil produtos brasileiros podem se beneficiar de preferências tarifárias oferecidas pelo SGP russo, o que alcança mais de 50% das exportações brasileiras para aquele mercado. “É um importante instrumento que reduz tarifas aplicadas sobre as exportações nacionais em um mercado tão concorrido, como o russo. Ou seja, o SGP contribui para a competitividade dos nossos produtos”, avaliou o ministro.

Na viagem, Temer reafirmará o compromisso com a retomada do crescimento econômico, geração de empregos, com a agenda das reformas e, principalmente, levará a mensagem do afinco com que o país trabalha para realizar a maior e melhor integração com os fluxos globais de comércio e investimentos.

Temer será recebido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. A agenda ainda prevê encontros com o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, com a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko, e com o presidente da Duma de Estado, Vyacheslav Volodin. Em Moscou, está prevista também assinaturas de instrumentos bilaterais em temas como promoção de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e consultas políticas.

Na capital Oslo, Temer vai se reunir com investidores noruegueses e dará continuidade ao trabalho de mostrar as oportunidades abertas pelas reformas em curso no Brasil. Segundo informações do Planalto, a Noruega já é o oitavo maior investidor estrangeiro no Brasil, com forte presença no setor de energia.

O presidente terá agenda com o Rei Harald V, com a primeira-ministra Erna Solberg e com o presidente do Parlamento, Olemic Thommessen.

Encerrada a agenda presidencial na Europa, o ministro Marcos Pereira seguirá para compromissos em Israel, Portugal e Espanha. Em Tel Aviv e Jerusalém, o ministro vai visitar uma planta de dessalinização para conhecer a tecnologia israelense. A ideia é trazer as melhores práticas de uso sustentável da água, importante insumo industrial. Ainda em Israel, Marcos Pereira vai se reunir com o ministro da Economia Eli Cohen e liderar uma agenda focada em temas de inovação, como startups e indústria 4.0.

Na sequência, o ministro vai para Portugal para se reunir com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Um dos assuntos da pauta é a compra de caças KC390 da Embraer.

A viagem terminará no dia 3 de julho, em Madri, na Espanha, com a realização de seminário que discutirá os impactos comerciais do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Marcos Pereira participará do painel “A Visão do Mercosul” com outras autoridades do bloco sul-americano.

Texto e foto: Ascom – MDIC, com informações da Secom – Presidência da República

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.