George Hilton prestigia manifesto do Esporte pelo Combate ao Racismo

Próximo passo é a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para colocar as ações contra o preconceito em prática.

Publicado em 16/11/2015 - 00:00

George Hilton prestigia manifesto do Esporte pelo Combate ao Racismo
Próximo passo é a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para colocar as ações contra o preconceito em prática.

 

São Paulo (SP) – Um dos temais mais comentados em todo o mundo é o racismo. Atletas, dirigentes, representantes do esporte também são vítimas desse mal. Com o intuito de combater o preconceito, o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), participou do encerramento da IV Conferência Internacional de Educação, Conhecimento, Diversidade e Ações Afirmativas, onde foi discutido o assunto “Racismo no Esporte: da Educação ao Legado Olímpico”, no Memorial da América Latina.

No evento, foi lançado o Manifesto da Iniciativa do Esporte pelo Combate ao Racismo, com a assinatura da Carta de Compromisso para criar um Grupo de Trabalho Interministerial entre o Ministério do Esporte e o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

George Hilton prestigia manifesto do Esporte pelo Combate ao Racismo“Tivemos em Palmas nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, quando ficou bem claro o poder do esporte em superar barreiras, como etnias, idiomas, raça, religião. Foi um evento muito bonito, no sentido de inclusão social. E temos vários outros exemplos que, por meio do esporte, conflitos, problemas foram solucionados”, declarou o ministro George Hilton.

A ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Gomes, que se uniu ao Ministério do Esporte nessa batalha, comentou a ação. “É um prazer muito grande estar aqui. Estou confiante de que essa campanha que faremos vai ser importante para conscientizar as pessoas e acabar de vez com o preconceito. Agora, com o apoio do Ministério do Esporte, ficamos muito mais fortes. Será um legado que, inclusive, a Olimpíada deixará”, disse Nilma Gomes.

Conferência

A conferência foi promovida pela FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, numa parceria entre a Universidade Zumbi dos Palmares, e a ONG Afrobras. O Seminário contou com a presença de instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos, órgãos oficiais do governo federal brasileiro, pesquisadores e atletas olímpicos brasileiros e representantes da mídia brasileira e norte-americana.

Início das conversas em Brasília

No último dia 03, o ministro George Hilton recebeu em seu gabinete o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, quando foi convidado para o Seminário. Em seguida, encontrou-se com a ministra Nilma Gomes para começar a organizar o grupo de trabalho interministerial para discutir o tema.

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend