Cristiane Britto participa de reunião de ministras do Mercosul

Cristiane Britto participa de reunião de ministras do Mercosul

Secretária nacional de Políticas para Mulheres e autoridades debaterão violência política contra as mulheres na abertura da XIV Reunião de Ministras e Altas Autoridades, em Brasília

Brasília (DF) – A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos-DF), participa, nesta quarta-feira (20), em Brasília, da abertura da XIV Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM), considerando a gestão Pro Tempore do Bloco.  O encontro será realizado entre 20 e 22 de novembro na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O primeiro dia será destinado a realização do Seminário sobre Violência Política contra as Mulheres, que irá reunir especialistas e autoridades para debater o tema.

Os dias seguintes serão dedicados aos grupos técnicos que vão debater sobre a inserção dos direitos das mulheres no comércio exterior, enfrentamento à violência, autonomia econômica, gestação e maternidade. 

A participação das mulheres política entra como destaque na abertura do evento e considera a missão estabelecida pelo Governo Federal, de trabalhar para garantir a eleição de no mínimo uma mulher em cada câmara municipal, nas eleições de 2020. 

“Estamos trabalhando para entender melhor as causas da sub-representação das mulheres na política e o seminário no âmbito da RMAAM será uma oportunidade de ampliar o diálogo com outras nações, bem como com o parlamento.  O objetivo é construir políticas públicas fortes que possam alterar o cenário”, ressalta Cristiane Britto.

A novidade da edição é o aprimoramento da gestão, com a proposta de elaboração de um programa de trabalho bienal. A ferramenta de gestão será utilizada para definir os temas prioritários, prazos para análises e aprovação das recomendações, que serão encaminhadas para as reuniões dos presidentes. 

“Considerando a importância da RMAAM, mobilizamos a equipe para organizar um encontro que tivesse como foco a efetividade e o diálogo sobre questões ainda pouco exploradas na pauta de mulheres”, afirmou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves.

A RMAAM é a instância de diálogo entre as máximas autoridades da mulher dentro do Mercosul e tem entre suas principais funções assessorar e propor ao Conselho do Mercado Comum (CMC) medidas, políticas e ações voltadas para as mulheres. Os estados membros do Mercosul são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Convidadas, as deputadas federais Rosangela Gomes (RJ), secretária nacional do Mulheres Republicanas, e Maria Rosas (SP) vão ministrar palestra sobre os desafios e superação do ponto de vista das mulheres na política.

Serviço:  XIV Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul – Seminário Violência Política contra as Mulheres
Data: 20 de novembro
Horário: 14h
Local: ENAP – SPO Área Especial 2-A (Auditório) – Brasília

Texto: Ascom – MMFDH
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.