Cristiane Britto discute participação da mulher na política

Cristiane Britto discute participação da mulher na política

Secretária nacional de Políticas para Mulheres participou de simpósio no Senado e destacou projeto que está sendo construído para fomentar a participação das mulheres na política

Brasília (DF) – A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos-DF), representou o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) no “2º Simpósio Internacional: a importância da mulher na construção de um parlamento democrático”. O evento foi realizado na quinta-feira (26), no Senado Federal.

Durante a atividade, a secretária destacou que está sendo construído um projeto para fomentar a participação das mulheres na política, que contempla a realização de fórum, campanhas educativas e ações de sensibilização nas universidades e nos diretórios dos partidos. “O objetivo do Governo Federal é que seja eleita no mínimo uma mulher em cada Câmara Municipal do Brasil”, destacou.

Em seu discurso, Cristiane Britto convidou a todos para aderirem à campanha de incentivo à participação das mulheres na política que está sendo desenvolvida pelo Governo Federal. Ela também chamou a atenção para o tema da violência política contra as mulheres. “Uma pesquisa que traça o perfil das prefeitas no Brasil indica que 53% das prefeitas entrevistadas já sofreram assédio ou violência política pelo simples fato de ser mulher e 48% alegaram sofrer com a falta de recurso para campanha”, afirmou.

“Dados coletados em junho de 2018 indicavam que não tínhamos nenhuma mulher na liderança de partidos na Câmara dos Deputados e apenas duas no Senado Federal, mas o cenário hoje é outro. A líder do Governo no Congresso é uma mulher, temos também uma mulher na liderança da minoria, uma mulher como primeira secretária da mesa da Câmara dos Deputados e uma mulher presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal”, ressaltou a secretária.

Cristiane Britto enfatizou, também, que as conquistas ainda são simbólicas, bem distante da realidade almejada. Ela lembrou que essa mudança só foi possível graça ao exemplo de grandes mulheres.

Evento

O “2º Simpósio Internacional: a importância da mulher na construção de um parlamento democrático” reuniu palestrantes de áreas distintas como a delegada Sandra Melo, a presidente do DEM Mulher, Marta Fraga, a ativista Sandra Barcelar e a ex-governadora do Distrito Federal, Maria Abadia.

Texto e fotos: Ascom – MDH
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.