PRB Mulher realiza VI Encontro Nacional de Coordenadoras

Com o tema “Inspirar e empoderar mulheres para 2018”, evento reuniu lideranças de diversos estados entre os dias 30 de março e 1º de abril em Brasília

Publicado em 3/4/2017 - 00:00

Com o tema “Inspirar e empoderar mulheres para 2018”, evento reuniu lideranças de diversos estados entre os dias 30 de março e 1º de abril na capital federal

Brasília (DF) – “Inspirar e Empoderar Mulheres Para 2018” esse foi o tema do VI Encontro Nacional de Coordenadoras do PRB Mulher, que reuniu lideranças de diversos estados entre os dias 30 de março e 1º de abril. Foram três dias discutindo estratégias para aumentar a participação das mulheres na política, trançando metas para o crescimento do movimento feminino nos estados. O encontro, realizado em Brasília, dividiu-se em dois locais: no primeiro dia, a reunião foi no Congresso Nacional, onde as coordenadoras puderam conhecer a Casa de Leis e assim participar de debates realizados por parlamentares a convite da deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), coordenadora nacional do movimento.

Nos outros dois dias, o encontro foi realizado no Hotel Nacional, localizado no setor Hoteleiro Sul do Distrito Federal. O evento, idealizado pela republicana que está como coordenadora nacional do movimento há 6 anos, teve também a finalidade de oferecer conhecimentos, apresentar palestras e desenvolver estratégias para 2017/2018 no que diz respeito ao empoderamento da mulher na política.

“Tenho orgulho de ser mulher e deputada federal pelo PRB. Sempre digo que amo o que eu faço e que é um prazer servir e ajudar o povo. Como coordenadora nacional do movimento feminino do partido, a minha missão era passar esse encorajamento para coordenadoras, a garra de estar na luta a favor das mulheres. O encontro é uma forma de trazer histórias e informações que as inspirem a não desistir da política. Temos muitas coordenadoras novas, então foi importante contar a minha história de vida, para que elas entendam como é a trajetória. Reforcei que nada é impossível, que a partir do momento que temos um partido que atua ao nosso favor e nos dá liberdade de trabalho as coisas fluem melhor. Agradeço imensamente ao nosso presidente Marcos Pereira, por confiar nas mulheres republicanas e no PRB Mulher“, declarou Rosangela Gomes.

rosangela-gomes-prb-encontro-prb-mulher-foto-dougas-gomes-04-04-17Conhecendo e valorizando os trabalhos

Durante a abertura na quinta-feira (30), na Câmara dos Deputados, as republicanas contaram com a presença do vice-líder do PRB na Câmara, o deputado Vinicius Carvalho (SP); das deputadas federais Mariana Carvalho (PSDB-RO) e Conceição Sampaio (PP-AM); da deputada estadual do PRB Acre, Doutora Juliana; da sub-secretária especial de Políticas para as Mulheres, Ana Paula Tango; e do funcionário Rúbens Carneiro, que conhece todos os procedimentos de trabalho da Casa.

As atenções se voltaram para os debates e para os esclarecimentos de dúvidas que a militância feminina provocou durante todo o evento. O deputado federal Vinicius Carvalho mostrou como é importante ter mulheres no congresso nacional. “Elas são o equilíbrio da Casa. No PRB, o protagonismo é de todos. Garantir o espaço da mulher não só na política, mas em todas as áreas profissionais, precisa ser prioridade e pauta das discussões entre as lideranças de todos os partidos”, esclareceu Vinícius.

As deputadas juntamente com a sub-secretária, relataram de forma clara e precisa sobre as suas dificuldades de chegar aos cargos de poder e desenvolver políticas públicas para as mulheres. Pediram para as republicanas não desistirem da política, uma vez que é possível sim alavancar o número de mulheres no parlamento. Contagiadas e emocionadas com tantos depoimentos de inspiração as coordenadoras sentiram-se impulsionadas a seguir no ritmo do 10. Para Francinete Maia, coordenadora do PRB Mulher Piauí, esse encontro foi importante para garantir a força e a determinação necessária de seguir em frente e empoderar novas mulheres pelo Brasil.

A quem você está inspirando?

Rosangela Gomes começou o segundo dia (31/03) com esse questionamento ao abrir os trabalhos. Todas se entreolharam e sentiram a importância daquela frase na sua função como coordenadora do PRB nos estados. A proposta era de incentivo às coordenadoras para que mais mulheres estejam motivadas a fazer parte do movimento. “O Estado Democrático de Direito só existirá quando se tiver 50% de homens e mulheres empoderados, todos no mesmo patamar de igualdade. Esse é o desafio do PRB, esse é o desafio das mulheres, esse é o desafio do Brasil. Por isso, devemos trabalhar por mais republicanas para o nosso time. Time de mulheres que tenham em mente a dinâmica de revolucionar o quadro político atual”, disse.

Após as palavras da coordenadora nacional, foi a vez da dra. Daniela Rabelo, cientista política, começar com a sua palestra elaborada pela Fundação Republica Brasileira (FRB). Ela apresentou vários pontos cruciais para o empoderamento e ressaltou a importância da família para a valorização da mulher. “Comece em casa, eduque os seus filhos para nos respeitarem. Plantem a sementinha da política neles”.Daniela também trouxe ensinamentos sobre o valor de se ter metas, planejamento e foco.

A advogada Luana Natiely, foi outra grande convidada do PRB Mulher Nacional, e na oportunidade palestrou “A Luta e Conquista da Mulher Negra na Sociedade”, um tema polêmico que cativou a atenção de todos os presentes. A advogada, também faz parte de organizações e projetos que favoreçam sobretudo a participação da mulher negra. “Não podemos dizer que em nosso país não existe racismo, porque existe, e nós mulheres negras precisamos diariamente mostrar o nosso valor intelectual”, disse. Durante o debate a vereadora e coordenadora do PRB Mulher de Pernambuco, Ana Lúcia, comentou sobre a importância do debate e a necessidade de haver políticas de reparação. “Tem que haver cotas sim, como professora acompanhei por diversas vezes alguns dos meus alunos, negros, sofrerem discriminação. O Brasil tem uma dívida cruel com a população negra”, ressaltou.

Na parte da tarde continuaram o intenso trabalho com as palestrantes. Polieny Souza, contadora, representou o tesoureiro do partido, Joaquim Mauro, e mostrou dados da importância da prestação de contas. Logo depois tivemos a palestra da Doutora Cristiane Britto, advogada do partido, que trouxe para as coordenadoras a discussão do tema, “Déficit na Representação e Feminina: Propostas de Superação”, encorajando-as a não pararem de lutar, a manterem firme a dedicação em aumentar nas próximas eleições o números de mulheres eleitas. “Somos capazes de fazer a diferença e precisamos nos unir para mudar o cenário que nos aflige, onde temos em sua maioria homens nos espaços de poder”, comentou.

Para finalizar o dia, as republicanas receberam com louvor o dr. Flávio Brito, advogado e também o cientista político e o professor da UNB, Ricardo Caldas, que tocou em diversos pontos positivos que favorecem as mulheres, inclusive, levantando o questionamento do por que elas serem a maioria no eleitorado, entretanto, a minoria no parlamento. “Para haver igualdade de direitos é importante ter mais mulheres ocupando as cadeiras nas esferas do poder e quando isso acontecer, aí sim teremos uma sociedade mais justa,” disse Caldas.

serys-slhessarenko-prb-encontro-prb-mulher-foto-priscila-praxedes-04-04-17O “grand finale”

No último dia (01/04) o encontro contou com a participação da ex-senadora Serys Slhessarenko (PRB-MT), que junto com a vereadora e coordenadora estadual do PRB Mulher Pará, Simone Kahwage, partilhou suas lutas e experiências quando estiveram como candidatas ao pleito e, principalmente, quando assumiram o mandato. Momentos após, Rosangela Gomes conversou com as coordenadoras sobre as demandas de trabalho. Dividiu com elas a ideia de planejamento para o II Congresso Nacional do PRB Mulher. O último, aconteceu em 2013 e foi um tremendo sucesso, levando cerca 1.200 mulheres de todo Brasil até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, por três dias de evento, o que foi um grande marco em sua gestão a frente do movimento.

Texto: Priscila Praxedes / Ascom – PRB Mulher
Fotos: Priscila Praxedes e Douglas Gomes

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend