Vice-governador Carlos Brandão prestigia abertura da Agrobalsas 2019

Vice-governador Carlos Brandão prestigia abertura da Agrobalsas 2019

Republicano se reuniu com produtores para ouvir as demandas do setor, visitou exposições das secretarias de estado participantes, estandes e espaços de negócios da feira

Balsas (MA) – Oportunidades de negócios, intercâmbio de experiências e geração de trabalho e renda na maior feira agrícola do Maranhão. A Agrobalsas 2019 abriu a programação na noite de segunda-feira (20), na Fazenda Sol Nascente, com exposições, palestras, mostras de tecnologia e empreendedorismo no agronegócio. Nesta 17ª edição, o evento foca na Valorização Territorial Matopi, integrando ações do Maranhão, Piauí e Tocantins. A feira prossegue com uma vasta agenda até dia 24 de maio.

O vice-governador Carlos Brandão (PRB) prestigiou a abertura do evento e pontuou a importância para o desenvolvimento da região e economia do estado. “Estamos acompanhando esse grande evento para valorizar uma iniciativa que gera empregos, renda e favorece os negócios. É o momento para exposição do que o setor agrícola do Maranhão tem de melhor, com seus equipamentos modernos e tecnologia. O papel do governo, como é feito anualmente, é apoiar com recursos para que os negócios se desenvolvam e por isso, somos parceiros”, pontuou o republicano.

Brandão se reuniu com produtores para ouvir as demandas do setor, visitou exposições das secretarias de estado participantes, estandes e espaços de negócios da feira. No evento, o vice-governador foi homenageado pela organização da feira agrícola. A programação vai debater temas sobre os desafios e oportunidades para a agroindústria local, sustentabilidade da produção, novos mercados, produtos da indústria e comércio, mulheres no agronegócio, estratégias e perspectivas do setor, certificação dos negócios, desenvolvimento regional e valor da produção do pequeno ao grande produtor, entre outros.

O prefeito de Balsas, Eric Augusto Costa e Silva, destacou a presença do governo do estado como um significativo contribuinte para o êxito e expansão da feira agrícola. “Faz toda a diferença esse apoio, sem o qual o evento não seria o que é. É uma feira na qual a iniciativa privada, por meio dos empresários do agronegócio e essa parceria do Estado com a prefeitura é que fazem as coisas acontecerem, os negócios expandirem e a economia movimentar”, disse.

A Agrobalsas é um claro exemplo da união entre a prefeitura, produtores e empresários com o Governo do Estado, avaliou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo. “Este ano, o Governo investiu em corporações maranhenses com grande potencial que expõem na feira. É um evento de grande magnitude e que repetirá seu sucesso, apostando nas empresas e iniciativas do Maranhão”, enfatizou.

O empresariado que participa do evento aposta no espaço da feira como mobilizador e movimentador do mercado agrícola, tendo como consequência a expansão dos negócios e mais oportunidades de renda e empregos. Para o diretor comercial da Eneva, que atua no ramo de energia solar, Cláudio Martins, a feira oportuniza apresentar soluções para que as empresas e os empreendimentos possam reduzir seus gastos com energia elétrica e de forma sustentável.

“Passamos a conhecer o mercado de Balsas e constatamos que é muito importante pela rica região e forte apelo no setor agrícola, mercado esse que representa 40% dos negócios na energia solar. Com o Governo do Estado apoiando esta iniciativa ao possibilitar o investimento e a estrutura, só temos a desenvolver ainda mais esse mercado aqui no Maranhão”, disse o diretor comercial da Eneva.

O proprietário da Nippon, empresa da área de alimentação e bebidas, Takamori Fróes, reforça a importância de fazer parte da agenda da Agrobalsas. “Estar nessa feira é aproveitar as oportunidades de conhecer e expandir no mercado e temos acesso fácil a esta região, a qual podemos atender, fortalecendo a relação com nossas áreas. A proposta é expandir aqui para chegar a outras regiões”, avaliou. Em 2017, a Agrobalsas movimentou um montante de R$ 700 milhões.

A Agrobalsas é organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) com apoio do Governo do Estado. Conta com participação em estandes de negócios e exposições de secretarias de Estado, entre estas, a de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).

Texto e foto: Agência de Notícias – Governo do Maranhão

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.