Três candidatos indígenas concorrem ao cargo de deputado estadual pelo PRB

Os pleiteantes ao cargo de deputado disputarão às eleições nos estados do Acre, Mato Grosso do Sul e Pernambuco

Publicado em 26/9/2018 - 00:00

Três candidatos indígenas concorrem ao cargo de deputado estadual pelo PRB
Os pleiteantes ao cargo de deputado disputarão às eleições nos estados do Acre, Mato Grosso do Sul e Pernambuco

Brasília (DF) – Três candidatos do PRB estão entre os 124 indígenas que concorrerão às eleições deste ano. Embora a participação de candidatos índios nas eleições ainda seja pequena, nas eleições deste ano houve um crescimento de 45%,8 em comparação ao pleito de 2014, quando 85 candidatos se declararam de origem indígena.

Entre os maiores partidos em constante crescimento, o PRB é uma das siglas que cada vez mais tem representantes de diversos segmentos sociais. Dentre estes, estão os candidatos Arildo França do Mato Grosso do Sul, Francisca Marques Ribeiro Apurinã do Acre e Marcelo Santana de Pernambuco. Ambos entraram na disputa por uma vaga nas assembleias legislativas para representar não apenas seus povos, mas, sim, os interesses da população de seus respectivos estados.

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Arildo tem travado lutas por igualdade de oportunidades e no Legislativo pretende ampliar sua defesa em prol de uma educação mais acessível a todos. “Nossa luta na Assembleia será pela igualdade da bolsa de estudo permanente nas universidades estaduais e pela garantia de transporte para nossos acadêmicos. Enfrentei todas as dificuldades nas universidades e por isso estou aqui querendo ser a sua voz. Povo indígena e não indígena quero ser sua voz na Assembleia Legislativa para lutar pela igualdade social”, destaca Arildo.

Para o candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco, Marcelo Santana, a inclusão social e investimentos na agricultura familiar serão prioridades do seu mandato se eleito deputado. Advogado e historiador, Marcelo atua na assistência social com as associações, bandeira que pretende defender para os associados consigam recursos para se desenvolverem. “Defendemos ações sociais, a inclusão e a valorização da agricultura familiar que precisa de atenção e investimentos para se desenvolver. Nossa defesa será a ampliação e fomentação da agricultura familiar para beneficiar os pequenos produtores para estes possam ter lucros e aumentem a contribuição com o desenvolvimento econômico do Estado de Pernambuco”, ressaltou Marcelo Santana.

Com atuação na área social há quase 20 anos, Francisca Marques Ribeiro Apurinã conhece a realidades das comunidades, principalmente as mais carentes que precisam de atenção, serviços e condições para se desenvolverem. “Nosso trabalho está voltado para atender as comunidades com uma população desguarnecida de serviços básicos. População esta que precisa de políticos que olhem para suas necessidades, e nossa principal bandeira é trabalhar pelo desenvolvimento econômico do estado, gerando mais oportunidade para nosso povo”, afirma Francisca Marques.

Texto e fotomontagem: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend