Tocantins cumpre exigências para melhoria da produção e qualidade do leite

Tocantins cumpre exigências para melhoria da produção e qualidade do leite

“Estamos qualificando cada vez mais nossos produtores, visando a qualidade do produto final que é o leite”, conta o secretário César Halum (Republicanos)

Palmas (TO) – Em reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e técnicos e extensionistas rurais, na tarde de quarta-feira (28), o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), César Halum (Republicanos) disse que o Tocantins segue fielmente as normas das Instruções Normativas 76 e 77/2018, para melhorar cada vez mais, a produção e qualidade do leite tocantinense. “O Tocantins está seguindo fielmente as normas da legislação. Estamos qualificando cada vez mais nossos produtores, visando a qualidade do produto final que é o leite”, ressaltou.

O secretário esclareceu ainda que o seminário do leite, realizado em Araguaína, na terça-feira (27), “serviu justamente para que os produtores e laticínios que manipulam esse produto, trabalhem no sentido da melhoria da qualidade e, isso se faz em parceria entre a Seagro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que são aqueles que fomentam a produção e fazem a defesa sanitária”.

Para o auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, Warley Efrem Campos, a aplicação efetiva das instruções normativas 76 e 77/2018 já em vigor, vai trazer para a pecuária brasileira um grande salto em termos de qualidade do leite. “Essas instruções normativas vêm consolidando limites, fazendo com que as indústrias lácteas e produtores trabalhem na produção de leite com menor concentração de células somáticas, o que representa uma menor contagem bacteriana, limites aceitos internacionalmente, principalmente na questão do plano de qualificação dentro das normativas”, explicou.

O auditor disse ainda que “é necessário uma grande união entre os órgãos competentes, empresas e produtores, fazendo com que a capilaridade das empresas cheguem a todos os produtores com assistência técnica personalizada para todo grupo de produtores e, essa capacitação em massa a partir destas normativas existirá grande ganho em termos de qualidade, produtividade e competitividade para os produtores de leite”.

Na reunião participaram também representantes da Adapec e do Ruraltins.

Texto e foto: Ascom – Seagro/TO

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.