Seappa e UENF buscam parcerias para alavancar o desenvolvimento do Norte Fluminense

Seappa e UENF buscam parcerias para alavancar o desenvolvimento do Norte Fluminense

Para o secretário Eduardo Lopes (PRB), a parceria entre secretaria e universidade será o pilar para o desenvolvimento tecnológico da região

Rio de Janeiro (RJ) – Após jantar celebrado na terça-feira (2), organizado pelo corpo docente da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com o título “Estratégias da Seappa para o Desenvolvimento Sustentável Fluminense”, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do estado, Eduardo Lopes (PRB), fez um discurso na quarta-feira (3) com a presença de representantes da agropecuária e piscicultura do Norte do estado, do prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz, do reitor da Uenf, Luís Passoni, docentes, secretários, convidados e do presidente da Emater-Rio, Sergio Lemberck.

Para Eduardo Lopes, a parceria entre Secretaria, vinculadas e universidade serão o pilar para o desenvolvimento tecnológico da região, a elaboração de cursos de capacitação para formação de profissionais dos interessados no setor, e, consequentemente, abrir caminhos para a real missão de resgatar o crescimento econômico na região, em especial em Campos, investindo em programas, como o Estradas da Produção, visando à potencialização de empregabilidade, mais renda, melhoria da produção agropecuária e mais arrecadação para o município.

“Com o apoio de todos, nós, da Secretaria de Agricultura do Estado, pretendemos definir a política pública de governança a ser estabelecida para o desenvolvimento das cadeias agroalimentares do estado. As demandas serão baseadas em um consórcio feito com os municípios, a fim de dinamizar o desenvolvimento humano, econômico e social de forma sustentável. Não podemos deixar de lembrar que sem parcerias e convênios de interessados públicos e privados, nossos objetivos não irão à frente”, afirmou o secretário Eduardo Lopes.

Durante o seminário em que o secretário participou para uma multidão ávida por resultados mais concretos diante de um estado em crise, Eduardo Lopes citou a criação, já compartilhada entre os docentes da Uenf e demais autoridades públicas, de núcleos regionais que atendam os conglomerados para, desse modo, reduzir o custo dos deslocamentos dos produtores rurais. E lembrou o comprometimento da Emater-Rio à frente dessa renovação.

“A Empresa de Assistência Rural (Emater-Rio) vai prosseguir com o Programa Estradas da Produção para não apenas zelar pela manutenção, como pela abertura de novas estradas vicinais, necessárias ao escoamento da produção, inclusive para beneficiar a entrada de outro importante projeto, o turismo rural, que todos os municípios têm vocação”, destacou.

O secretário antecipou ainda que logo serão divulgados programas para o fortalecimento da economia regional. “Em breve, pretendemos por meio da Seappa, anunciar diversos programas estruturantes e de fomento em apoio às cadeias produtivas existentes, com apoio de créditos rurais via correspondentes do Banco do Brasil (Coban) aos pequenos agricultores e demais segmentos do setor do agronegócio”, pontuou.

Durante uma reunião na Uenf, o reitor Luís Passoni agradeceu a presença do secretário, e aproveitou para apresentar um pouco do trabalho realizado na instituição. “Nós temos uma expectativa muito grande de, a partir de hoje, conseguirmos avançar em um convênio para que possamos criar uma sinergia em favor no estado do Rio de Janeiro. Nós possuímos uma grande capacidade de realizar pesquisas e produzir conhecimento. Precisamos de apoio no sentido de fazer esse conhecimento chegar ao produtor, e é aí que entra toda a estrutura da Secretaria com a Emater-RJ e Pesagro, para tornar efetivo o conhecimento que é produzido aqui”, detalhou.

Ainda durante a tarde de quarta-feira, o secretário de Agricultura esteve na Coagro – Cooperativa Agroindustrial do Estado, ao lado dos principais professores da universidade. De acordo com Eduardo Lopes, reiterou, o compromisso da Seappa é com o desenvolvimento do Norte Fluminense e alcançar todos os objetivos mediante as parcerias em favor dos produtores rurais da região. “Todos, juntos, rumo ao crescimento de nosso estado”, lembrou.

E concluiu: “Sairemos desse encontro em Campos com o comprometimento de investirmos em parques tecnológicos e unidades em todo o estado, para garantir emprego, renda e qualidade alimentar, e fortalecer outro importante programa, o Rio Rural, que tem o nobre desafio de melhorar a qualidade de vida das famílias do campo, sempre em harmonia com os recursos naturais disponíveis. O Rio de Janeiro vai voltar a crescer, não apenas no Norte Fluminense, mas em todo os 92 municípios do Rio de Janeiro, tenham certeza disso”, disse Eduardo Lopes.

Texto e fotos: Ascom – Seappa

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.