Riacho Fundo participa de debate sobre o plano distrital de saneamento básico

O encontro foi realizado na última quinta-feira (21) e contou com a participação da administração do Riacho Fundo II e de lideranças comunitárias

Publicado em 25/7/2016 - 00:00

A elaboração do plano é uma exigência legal e deve estar baseada na Lei Federal nº11.445, de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Além de representantes da Administração Regional do Riacho Fundo II, o debate contou a participação de servidores de outras administrações regionais

Riacho Fundo II (DF) – Na tarde da última quinta-feira (21), a administração do Riacho Fundo II compareceu no auditório do Instituto Federal de Brasília juntamente com as Regiões Administrativas do Recanto das Emas, Santa Maria e Gama para debaterem sobre a elaboração do Plano Distrital de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS).

A formação do Plano é uma exigência da Lei Federal 11.445, de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Essa elaboração é obrigatória e condição necessária ao manejo de resíduos sólidos adequado que garanta a proteção ambiental e da saúde pública, condições essenciais à saúde e qualidade de vida.

Para o administrador Vicemar Medeiros (PRB) os planos são instrumentos indispensáveis da política pública de saneamento básico. “Eles são obrigatórios para a contratação de concessão de serviços, e sendo assim para ter acesso a recursos federais destinados a saneamento básico, os municípios e o Distrito Federal devem elaborar o seu plano até dezembro de 2017”, destacou.

riacho-fundo-prb-plenaria-saneamento-basico-foto2-ascom-25-07-2016Durante o encontro foram divididos quatro grupos temáticos: limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, abastecimento e água potável, esgotamento potável, drenagem e manejo das águas pluviais Urbanas. O objetivo foi avaliar os serviços prestados para a comunidade, apresentar os problemas da região e trazer propostas de melhorias.

As sugestões de melhorias debatidas pelos grupos foram: educação ambiental, redução dos poluentes como gás carbônico, melhorar a logística da coleta do lixo por meio da divulgação no portal do SLU em relação aos dias e horários, conscientização nas escolas para crianças e adolescentes, benefícios para o cidadão fazer o descarte corretamente do lixo, maior fiscalização e punição para o cidadão que jogar lixo em locais proibidos e outros pontos.

Texto e fotos: Ascom/Administração Regional do Riacho Fundo II

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend