Palmas recebe encontro sobre tendências agroclimatológicas

Palmas recebe encontro sobre tendências agroclimatológicas

No evento, o secretário da Seagro, César Halum (Republicanos), anunciou o aplicativo “Info Tempo Tocantins” aos produtores tocantinenses

Palmas (TO) – O encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatológicas, realizado na manhã de quarta-feira (18), mostrou aos produtores, técnicos e participantes as tecnologias e previsões agrometereológicas para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. O evento que contou com cerca de 150 pessoas ocorreu no auditório da Faet/Senar, em Palmas.

Em seu discurso, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum (Republicanos) enfatizou a importância da agrometereologia e suas ferramentas para o avanço produtivo do agronegócio. “Estamos disponibilizando ao produtor esse aplicativo agrometereológico para o desenvolvimento produtivo do agronegócio, auxiliando o produtor nas tomadas de decisões para alcançar melhor produtividade no campo”, ressaltou.

O reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, destacou a importância da parceria com a Seagro. “É muito importante essa parceria, a Universidade e o governo para disponibilizar ao produtor esses dados, munindo-os de conhecimentos agroclimáticos para o desenvolvimento da produção agrícola no campo”, frisou.

Em sua palestra, o meteorologista José Luiz Cabral, abordou sobre a necessidade de o produtor buscar informações agroclimáticas para suas atividades no campo. “É fundamental que o produtor apodere desses conhecimentos disponíveis para fazer seu planejamento adequado, sabendo a hora certa de plantar e colher, minimizando os prejuízos e consequentemente, o ganho na produtividade”, destacou.

Produtor

Participando do encontro, o produtor de soja de Brejinho de Nazaré, Juliano Recah, disse da importância de estar acompanhando as informações agroclimáticas para o cultivo agrícola. “Estamos na era da tecnologia, por isso devemos utilizá-la para sermos assertivos na atividade agrícola, eu, por exemplo, estou esperando as previsões da chuva para dar início ao plantio de 500 hectares de soja para a próxima safra”, afirmou.

Já o engenheiro agrônomo, consultor da Terra Forte consultoria, Élio Ribeiro, explica que as informações climáticas influenciam em toda a fase da plantação agrícola, da escolha da semente à colheita. “Está em todas as etapas, indicando as melhores condições e assim, o produtor evita muitas perdas em sua lavoura”, comentou.

Aplicativo

O engenheiro agrônomo da Seagro, Alexandre Barreto, ao lançar o aplicativo “Info Tempo Tocantins” mostrou em detalhes as principais ferramentas para auxiliar o produtor no seu dia a dia. “É um aplicativo de fácil manuseio, contendo informações das estações meteorológicas do Estado, mapas, dados, prognósticos e alerta agrometereológicos para auxiliar, ainda mais o produtor, a hora certa de plantar, manejo e colheita”, explicou.

Texto e foto: Ascom – Seagro/TO

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.