Gilvan Máximo destaca importância da construção civil para a economia do DF

Gilvan Máximo destaca importância da construção civil para a economia do DF

Durante o Estação Cerrado, secretário falou da necessidade da evolução tecnológica na área para garantir o desenvolvimento mais rápido e seguro

Brasília (DF) – O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo (Republicanos-DF), participou, na quinta-feira (29), do Estação Cerrado, e destacou a importância do setor da construção civil para a economia e falou da necessidade da evolução tecnológica na área para garantir o desenvolvimento mais rápido e seguro. O evento foi promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal em parceria com a Secti. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre o uso do Building Information Modelling (BIM) nas organizações públicas e privadas.

“A melhoria e otimização dos processos de planejamento e execução de obras por meio da adoção das tecnologias de BIM podem reduzir custos e aumentar receitas em curto espaço de tempo. Pode facilitar, inclusive, a vida dos contratantes de obras, em especial do setor público. A partir de 2021, a legislação federal exigirá a adoção dessas tecnologias por parte das empresas que buscam prestar serviços ao poder público”, enfatizou.

Gilvan Máximo frisou, ainda, a necessidade de mais especialistas sobre o assunto no mercado e adiantou que a Secti e a FAPDF estão lançando um projeto inovador para a melhoria dos processos e a utilização de novas tecnologias. “Precisamos incluir os desempregados que no DF são mais de 19%. Temos um longo caminho pela frente, mas estamos avançando aos poucos. A Secti, juntamente com a FAPDF, está lançando um projeto inovador na área de melhoria de processos, inserção de novas tecnologias nas empresas e qualificação tecnológica profissional. Tudo isso como estratégia integrada e que será implementada em parceria com as entidades representativas do setor produtivo. Faremos de Brasília a primeira cidade totalmente inteligente do Brasil e da América Latina”, afirmou o republicano.

O presidente da FADF, Alexandre Santos, também acredita na inovação como alternativa para enfrentar a crise e transformar a matriz de desenvolvimento do DF e do Brasil. “É muito importante o país ter um modelo de desenvolvimento de alto valor agregado se estamos vivendo um momento de crise nesse país, a solução passa por investir em ciência, tecnologia e inovação. Estamos aqui na casa de quem mais agrega valor ao PIB do DF, que é a casa da construção civil. Então, para a FAPDF, fomentar inovação é também e, principalmente, fomentar inovação nessa área. Queremos cada vez mais utilizar os recursos de fomento para o enfrentamento dos grandes desafios do DF. Estamos desenhando uma série de iniciativas de pesquisas, de fomento, laboratórios e equipamentos com recursos da CT&I para qualificar esse nosso ambiente de construção civil. Queremos ter o melhor espaço de produção de inovação na construção do Brasil aqui”, destacou.

Parceiros

Também foram parceiros o evento a Secretaria de Obras do DF, o Sindicato da Indústria da Construção Civil, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CICB).

Texto e foto: Ascom – SECTI

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.