Eduardo Lopes participa do projeto Conexão Mata Atlântica

Eduardo Lopes participa do projeto Conexão Mata Atlântica

Governador e secretários apresentam destinação de R$ 1 milhão em incentivo aos produtores rurais do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes (PRB), participou, nesta segunda-feira (27), do projeto Conexão Mata Atlântica, no Museu do Amanhã, Centro da cidade, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Além do secretário, o evento de comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica foi marcado com a presença do governador Wilson Witzel, da secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e do presidente do Inea, Claudio Dutra.

Eduardo Lopes participa do projeto Conexão Mata AtlânticaNa oportunidade, foi apresentada a destinação de mais de R$ 1 milhão em incentivos para os produtores rurais do interior do estado, que realizaram ações de proteção da Mata Atlântica por meio do chamado Pagamento por Serviço Ambiental (PSA). O evento marcou também o lançamento do minidocumentário e da exposição fotográfica itinerante “Histórias de quem produz e preserva”, contando a trajetória de alguns dos 164 produtores rurais do estado do Rio de Janeiro.

“Parabenizo todos os produtores rurais, agricultores familiares e técnicos que dão a sua contribuição e trabalham em conjunto pela preservação e defesa de nossa mata atlântica. Além disso, quero destacar que cerca de 70% da produção do que é consumido no Rio de Janeiro vem do pequeno produtor, da agricultura familiar. Essa é a grande vocação do nosso estado. Por isso, que devemos incentivar e investir na agricultura familiar, além de agregar qualidade, valor e gerar trabalho e renda aos nossos produtores”, disse Eduardo Lopes.

Para o governador Witzel, é fundamental que haja valorização na pesca e na agricultura. “Apontamos a necessidade de apoiarmos esses setores com o objetivo de elevar a produção e a renda gerada por essa atividade”, afirmou. Ele ainda ressaltou a importância de aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Nesse sentido, o desenvolvimento do estado do Rio depende de fortalecimento e desenvolvimento do meio rural e da valorização da agricultura familiar.

“A agricultura e a pesca são setores onde o estado precisa realizar uma intervenção qualificada capaz de estimular o seu desenvolvimento econômico, respeitando o meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantindo a segurança alimentar da população, que mostrou este programa Conexão Mata Atlântica”, completou Witzel.

A secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, declarou que a Mata Atlântica exerce um papel fundamental na sociedade e o Rio de Janeiro. Para ela, 50% da Mata Atlântica fluminense está protegida pelas áreas de proteção e que a outra metade está em propriedades particulares, em áreas rurais. “Portanto, é necessário incentivar os produtores a preservarem o meio ambiente. O projeto Conexão Mata Atlântica incentiva os produtores rurais que desenvolvem ações de conservação e práticas produtivas sustentáveis”, explicou.

Para o produtor rural, Carlos Alberto Martins, de Barra do Piraí, é gratificante saber que existe uma corrente em prol de todos os produtores rurais. “Meu trabalho não é fácil de fazer, mas com o incentivo que estamos tendo por meio da liderança Mata Atlântica e da Emater-Rio, isso faz com que torne mais acessível. Nos, produtores, estamos lutando para combater o desmatamento”, concluiu.

Texto e fotos: Ascom – PRB Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.