Audiência pública debate saúde, moradia, ciência e tecnologia em Apucarana

Audiência pública debate saúde, moradia, ciência e tecnologia em Apucarana

A audiência foi coordenada pelo secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge (Republicanos)

Apucarana (PR) – Com duração de cerca de duas horas, a terceira audiência pública do Plano Plurianual 2020-2023 foi realizada na terça-feira (27) em Apucarana e teve participação expressiva de representantes da sociedade civil, autoridades, lideranças de diversos segmentos, do setor produtivo, acadêmicos, diretores e professores de instituições de ensino superior da região do Vale do Ivaí. O encontro reuniu aproximadamente 150 pessoas no Salão Nobre da prefeitura.

A audiência foi coordenada pelo secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge (Republicanos), que ressaltou a importância da participação da sociedade na audiência pública. “Esse é um momento muito importante porque nos permite trocar informações com a população, ouvindo contribuições que enriquecem muito o processo de elaboração do Plano Plurianual”, disse.

Valdemar reforçou aos participantes que as seis audiências públicas do PPA que a secretaria está organizando é para ouvir a população. “Nosso governo pensa em fazer um planejamento com base no território. Cada região tem uma demanda específica e, por isso, é necessário ouvir sugestões do maior número de municípios”, comentou o secretário.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, participou do evento e disse que “o momento é adequado para conhecer as propostas do Governo Ratinho Junior e, por isso houve uma mobilização para que a sociedade estivesse presente na audiência pública para ouvir as propostas do PPA e assim, contribuir com sugestões nas iniciativas e ações apresentadas.”

Durante a audiência, foram encaminhadas dezenas de perguntas e sugestões relacionadas aos três programas do Plano de Governo apresentados no evento: Saúde Inovadora para um Paraná Inovador, Habita Paraná e Paraná Mais Ciência.

O representante da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior, mostrou que o programa Saúde Inovadora para um Paraná Inovador no Plano Plurianual traz objetivos específicos, como a implantação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, da Rede de Atenção à Saúde Mental e da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência.

Elisângela Costa Araújo, chefe do Escritório Regional de Apucarana da Cohapar, disse o Programa Habita Paraná visa melhorar as condições de vida da população por meio da viabilização do direito à moradia digna. O resultado esperado é o atendimento de mais de 50 mil famílias através de diferentes tipos de ações voltadas à moradia.

Michel Samaha, representante da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), falou do programa Paraná Mais Ciência, que tem objetivo de integrar o conhecimento das universidades com as empresas e cadeias produtivas e incentivar pesquisa e desenvolvimento na área da tecnologia. Ele disse que o programa espera bons resultados com a promoção do conhecimento e inovação, com novas empresas de tecnologia, extensão tecnológica e pesquisa nas áreas estratégicas definidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia e implantação de parques tecnológicos no Estado e criação de polos de inovação regional.

O professor doutor Ronie Galeano, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus de Apucarana), comentou que a “UTFPR e outras instituições de ensino estão criando um ecossistema de inovação com o objetivo de desenvolver toda a região, justamente como apresenta o programa Paraná Ciência.”

Na área da Saúde foram feitas diversas perguntas. Ana Maria Schmidt, moradora de Apucarana, que quis saber quais serão os programas e serviços para pacientes com doenças raras e transtornos mentais, e Joel Sanches Junior perguntou sobre a realização de mutirões de cirurgia de cataratas.

Quem não esteve na audiência pública presencial ainda pode enviar contribuições para o Plano Plurianual 2020-2023 por meio da plataforma online www.planejaparana.pr.gov.br, até o dia 5 de setembro.

Texto e foto: Ascom – Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.