PRB defende reforma para fortalecer a Previdência Social, diz Márcio Marinho

Em entrevista à Agência Câmara, líder do PRB falou sobre as prioridades da bancada para 2016

Publicado em 23/2/2016 - 00:00

PRB defende reforma para fortalecer a Previdência Social, diz Márcio Marinho
Em entrevista à Agência Câmara, líder do PRB falou sobre as prioridades da bancada para 2016.

 

O PRB ainda não definiu uma posição sobre a proposta de recriação da CPMF, mas é favorável a uma reforma que fortaleça a Previdência Social. A afirmação é do líder do partido na Câmara, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), à Agência Câmara. Segundo ele, o PRB vai trabalhar por uma agenda de retomada do crescimento econômico. O republicano disse ainda que o partido é favorável à prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), mecanismo usado pelo governo para flexibilizar a destinação das receitas vinculadas.

 

Quais as prioridades da bancada do PRB para 2016?

Márcio Marinho – Sabemos que este ano é de vários desafios. E como líder de uma bancada, a responsabilidade é muito grande. Não tem como estarmos distantes dos anseios da população. As prioridades são as prioridades que todo cidadão quer: ver o País desenvolver, ver o País crescer. É isso que o PRB quer.

 

Com relação à CPMF, qual a posição da bancada? 

Márcio Marinho – Nós estamos discutindo muito essa questão. Não temos uma decisão certa. As pessoas não aguentam mais falar de aumento de impostos. E a gente sabe da dificuldade que o governo federal tem passado. Aí ele tem dois caminhos: diminuir suas despesas ou criar mais impostos. O povo não aguenta mais. Sabemos que existem outros mecanismos que o governo pode usar. Dentro da nossa bancada, estamos discutindo ainda.

 

Que tipo de mudança deve ser aprovada com relação à reforma da Previdência?

Márcio Marinho – Veja, o mundo todo que tem sistema previdenciário parou para rever as regras. Nós ainda estamos discutindo. Mas sabemos que, desde 1960, a expectativa [de vida] da população cresceu muito. São 25 anos de [aumento da] expectativa, mas as regras da Previdência continuam as mesmas. É evidente que não tem nenhum sistema que suporte isso. Vários países do mundo reviram essa postura e o Brasil tem que rever. E nós sabemos que não temos que inviabilizar esses que trabalharam e realmente dependem da sua aposentadoria. É evidente que o PRB vai sempre defender aqueles que precisam da sua aposentadoria. Mas hoje tem pessoas que se aposentam com 52, 55 anos, ainda com forças para poder trabalhar. Se não fizermos alguma coisa, mais cedo ou mais tarde a Previdência estará inviabilizada e as pessoas prejudicadas. E isso ninguém quer. Portanto, o PRB quer discutir.

 

Qual a posição do PRB sobre a Desvinculação de Receitas da União (DRU)?

Márcio Marinho – A bancada está discutindo. Como parte do governo, entendemos que a DRU vem de vários governos. Não vai mexer em absolutamente nada com a população, até porque não é uma criação de imposto, é uma questão de contabilidade interna. Veja, do orçamento do governo federal, aproximadamente 82% já são comprometidos, de forma vinculada. Fica uma margem muito pequena para o governo fazer investimento. Vira e mexe, surge uma urgência e o governo não tem margem. E o que queremos é ampliar essa margem.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Roberto Ribeiro / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend