Portal reúne conteúdo e ações para a estruturação do Brasil rumo à Indústria 4.0

Lançado em SP com a presença do ministro Marcos Jorge, Hub i4.0 integra Agenda lançada pelo MDIC para estimular jornada do setor produtivo rumo à modernização industrial

Publicado em 6/7/2018 - 00:00

Portal reúne conteúdo e ações para a estruturação do Brasil rumo à Indústria 4.0
Lançado em SP com a presença do ministro Marcos Jorge, Hub i4.0 integra Agenda lançada pelo MDIC para estimular jornada do setor produtivo rumo à modernização industrial

São Paulo (SP) – Foi lançado, na quarta-feira (4), na sede da Câmara de Comércio Internacional do Brasil (ICC-Brasil), em São Paulo, o portal Hub da Indústria 4.0 uma plataforma digital de conteúdo de referência, educação e relacionamento, alinhada com a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, uma iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para auxiliar o setor produtivo em direção ao futuro da produção industrial.

Idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), instituição de ciência e tecnologia com experiência no desenvolvimento de soluções industriais inovadoras, em coautoria com a ICC-Brasil, o Hub i4.0 conta com apoio institucional do MDIC e da ABDI. O ministro Marcos Jorge (PRB) e o presidente da ABDI, Guto Ferreira, participaram do lançamento do portal, ao lado do secretário de Inovação e Novos Negócios, Rafael Moreira, e de representantes de grandes empresas do setor.

“Essa ferramenta será referência, não somente de conteúdo sobre essa moderna indústria, como também será um marketplace de tecnologia e de financiabilidade, provendo dados para as necessidades do gestor industrial e demais usuários do ecossistema 4.0”, afirmou o ministro. “Permitirá também que bancos e agentes financeiros possam oferecer crédito e mecanismos adicionais para o apoio das indústrias de qualquer segmento econômico”, ressaltou.

Segundo Marcos Jorge, a Agenda para a Indústria 4.0 envolve 10 medidas pragmáticas que já foram executadas ou estão em processo que vão desde a sensibilização e engajamentos das indústrias, passando pela prototipação e testes de fábricas do futuro, requisitos legais e de talentos, financiabilidade e conexões globais. “Ainda no decorrer deste ano, 600 empresas devem ser atendidas pelo programa Brasil Mais Produtivo 4.0, para implantação de manufatura enxuta, dentro de padrões inovadores. Também vamos nos utilizar de cerca de 100 startups para apoiar 50 indústrias no processo de modernização”, anunciou.

Hub i4.0

O objetivo do portal é ser um catalisador de ações para a estruturação do Brasil rumo à Indústria 4.0, transmitindo conhecimento de alto nível para todos os atores públicos e privados do ecossistema 4.0.

Seu projeto está sendo desenvolvido de forma incremental, seguindo os princípios da quarta revolução industrial. A primeira fase está focada na produção de conteúdo, treinamentos e eventos. Nos próximos estágios serão conectadas as oportunidades, através de consultorias especializadas e marketplaces de soluções tecnológicas e de financiabilidade.

Entre as iniciativas relacionadas ao Hubi 4.0 está uma revista impressa e a presença contínua em todos os principais eventos do setor industrial.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend