Por iniciativa de Waldir Canal, Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia Corpo de Bombeiros

Republicano foi quem propôs a homenagem e também quem presidiu o período de Comunicações Temáticas.

Publicado em 08/08/2015 - 00:00

Por iniciativa de Waldir Canal, Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia Corpo de Bombeiros
Diploma foi entregue por Waldir Canal ao major Jeferson Ecco.

 

Porto Alegre (RS) – No período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária da última quinta-feira (6), os bombeiros foram homenageados em razão dos 120 anos do 1º Comando Regional, a unidade mais antiga do Estado. A homenagem foi proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB-RS). Comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, o major Jeferson Francisco Ecco contou que sua unidade atende bairros da Zona Sul como Assunção, Tristeza, Ipanema e Cruzeiro, entre outros. O bombeiro lamentou que sua categoria não viva bons dias em função da falta de valorização salarial, falta de equipamentos e más condições de trabalho. Mesmo assim, isso não é pretexto para diminuir a dedicação em serviço. “Apesar das carências, não deixaremos de trabalhar”, assegurou.

Ecco também aproveitou a ocasião para elencar as atividades desempenhadas pelos trabalhadores que, muitas vezes, são associados apenas aos combates a incêndios: salvamentos, remoções de pessoas e animais em situação de risco e auxílio em desastres urbanos, entre outros.

Em resposta a questionamentos feitos pelos parlamentares em suas manifestações, o comandante destacou que o processo de desvinculação da Brigada Militar deve ocorrer até o dia 2 de julho de 2016, quando se comemora o Dia do Bombeiro. “Passaremos a atuar, então, com orçamento, tropa e estrutura próprios, iniciando uma nova etapa para a corporação”, disse.

Sobre itens da legislação de combate e fiscalização de incêndio, declarou que a lei prevê o uso de extintores modernos, de menor peso e maior eficiência, como é o ABC, que pode ser utilizado em todas as situações de fogo. “Mas o custo elevado, às vezes, inviabiliza o uso para uma obra, por exemplo”. Ecco disse que praticamente tudo está previsto em lei, como o uso de corrimão dos dois lados das escadas, as saídas de emergências, e outros itens de segurança. “Isso é cobrado quando se analisa um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), uma das atribuições dos bombeiros, assim como é a atuação, propriamente, quando há um sinistro, acidente e outras situações de risco à sociedade”, completou.

Por fim, disse que é preciso ampliar a qualificação da infraestrutura em equipamentos para maior eficiência e segurança dos bombeiros e agradeceu a oportunidade, colocando a corporação à disposição dos vereadores da capital, a quem se referiu como parceiros na elaboração de uma legislação atualizada e eficaz. “Sei que, quando necessário, teremos novamente o apoio desta Casa para mudanças que se fizerem necessárias à modernização da lei”, completou. Ele ainda desejou que o Corpo de Bombeiros possa, em um futuro próximo, atender ao máximo de municípios gaúchos, e que a população deve, sempre que necessário, fazer uso do fone 193. “Pode não ser nas condições que desejaríamos, mas sempre estaremos dispostos a fazer o melhor”, finalizou, lembrando que os bombeiros atuam nas 24 horas do dia.

waldir-canal-prb-homenagem-corpo-de-bombeiros-foto-ricardo-carvalho-07-08-15Ao encerrar o período de Comunicações Temático, o vereador Waldir Canal, que presidiu a homenagem, fez a entrega de um diploma pela passagem dos 54 anos da Unidade Bravo 6, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. “Esse espaço esteve fechado por um período, mas com o apoio da comunidade reativou suas atividades e hoje os integrantes da corporação seguem desempenhando suas funções com a superação dos desafios inerentes à profissão”, disse o parlamentar do PRB.

 

Texto: Milton Gerson / Ascom – Câmara Municipal de Porto Alegre
Foto 1: Ederson Nunes
Foto 2: Ricardo Cavalho
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro