Voto feminino é tema de homenagem do Republicanos

Voto feminino é tema de homenagem do Republicanos

Sessão solene em homenagem ao voto feminino foi requerida pela deputada federal Rosangela Gomes, secretária nacional do Mulheres Republicanas

Brasília (DF) – Em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, foi oficialmente assegurado às mulheres o direito de votar. Por iniciativa da deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), a Câmara realizou sessão solene para comemorar a data histórica. “Precisamos ter voz e é, por isso, que em um evento como este vemos não mulheres de direita ou de esquerda e, sim, brasileiras falando do que acreditamos, queremos e nos é concedido: os nossos direitos”, afirmou a parlamentar.

Voto feminino é tema de homenagem do Republicanos

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) destacou a importância de as legendas políticas concederem espaço às mulheres. “O Republicanos acredita no nosso potencial e incentiva o protagonismo feminino nos debates sociais e políticos. Nossa contribuição é muito importante e o partido dá oportunidade para que toda mulher tenha seu espaço”, disse.

Além do fomento às candidaturas femininas, Rosangela defende as cotas nas casas de lei do país. Para ela, assim é possível abordar assuntos como saúde da mulher, violência doméstica e feminicídio. “É necessário garantir o espaço das mulheres na política, sobretudo das que são negras, pobres e periféricas, como eu, que fui valorizada pelo presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, quando disse: ‘quero você em Brasília, defendendo política para as mulheres do Brasil inteiro’”.

A secretária Nacional de Política para Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos), abordou outra pauta feminina, a violência política contra as mulheres, tema do Projeto de Lei 349-2015, de autoria da deputada Rosangela Gomes. “Estamos num ano eleitoral e precisamos chamar a atenção do Poder Judiciário para essa temática. As pesquisas apontam que é justamente durante as campanhas municipais que as mulheres mais sofrem esse tipo de violência, que atinge candidatas, eleitas, dirigentes de conselhos de classes e funcionárias públicas”, afirmou.

Voto feminino é tema de homenagem do Republicanos

Durante o evento, o trabalho da deputada Rosangela Gomes foi homenageado pela primeira secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (RJ). “Quando chegou aqui, em 2015, o primeiro trabalho da deputada Rosangela foi como relatora da Comissão Parlamentar de Inquieto (CPI) da Violência Contra Jovens Negros E Pobres”, observou. Soraya ainda lembrou que durante o primeiro ano de mandato, a republicana teve convertido em Lei nacional o Projeto de Lei Complementar 13/15, que designa recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) à implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios.

O evento contou com a participação de republicanos, senadores e senadoras de diversos partidos, autoridades e da embaixadora do Canadá no Brasil, Julie Lambert.

Texto: Fernanda Cunha, com revisão de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.