Tia Ju quer reconhecer quadrilhas juninas ou de roça como Patrimônio Imaterial do RJ

Segundo ela, a visibilidade que o projeto pode dar ao movimento cultural pode promover a retomada da valorização da festividade na agenda escolar, na rede pública

Publicado em 18/5/2018 - 00:00

Tia Ju quer reconhecer quadrilhas juninas ou de roça como Patrimônio Imaterial do RJ
Segundo ela, a visibilidade que o projeto pode dar ao movimento cultural pode promover a retomada da valorização da festividade na agenda escolar, na rede pública

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro analisa o Projeto de Lei nº 4060/2018, de autoria da deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), que reconhece as quadrilhas juninas ou de roça como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado.

Segundo ela, a visibilidade que o projeto pode dar ao movimento cultural pode promover a retomada da valorização da festividade na agenda escolar, na rede pública.

Tia Ju acredita que, por meio desta lei, as quadrilhas juninas podem se fortalecer e reforçar esta cultura, que é genuinamente brasileira. É uma das mais ricas e antigas tradições do estado do Rio de Janeiro, se manifestando tanto nos municípios do interior quanto na capital. Estima-se que existam hoje, no Rio de Janeiro, mais de 100 quadrilhas em atividade, com em média de 60 integrantes cada.

“A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial. Nesses artigos da Carta Magna, reconhece-se a inclusão, no patrimônio a ser preservado pelo estado em parceria com a sociedade, dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”, destacou Tia Ju.

A deputada, que é nordestina, lembrou que quadrilhas de roça resgatam uma memória da migração nordestina.

Segundo Tia Ju, o patrimônio imaterial é transmitido de geração para geração e é constantemente recriado pelas comunidades e grupos, de acordo com o ambiente em que se inserem. Geram, de acordo com a parlamentar, uma noção de identidade e continuidade, que contribui para a promoção do respeito e da tolerância às diversidades culturais.

No Rio de Janeiro, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é o maior responsável pela difusão da cultura das quadrilhas de roça para o lazer da população. Referenciando a memória dos grupos que formaram a sociedade fluminense e preservando a cultura popular.

Tia Ju entende que compete ao Executivo, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), fomentar e garantir a realização de concursos e festivais de quadrilhas juninas nas escolas da rede pública, abrangendo os clubes e associações folclóricas, para realizarem-se parcerias colaborativas que assegurem a realização e fortalecimento da cultura popular.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Tia Ju

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend