Tia Ju defende protagonismo de jovens e adolescentes na ação mundial #CriançasnoControle

Para a deputada, é preciso chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida

Publicado em 23/11/2017 - 00:00

Tia Ju defende protagonismo de jovens e adolescentes na ação mundial #CriançasnoControle
Para a deputada, é preciso chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida

Rio de Janeiro (RJ) – A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) participou, na última terça-feira (21), de um encontro no Ministério Público do Rio de Janeiro, promovido pelo Unicef, que teve o objetivo de promover a ação mundial #CriançasnoControle.

Para Tia Ju, o evento serviu para acentuar o protagonismo que crianças, jovens e adolescentes devem ter em todas as esferas. “É preciso chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida”, disse a deputada.

Estiveram presentes o procurador-geral do estado, dr. José Eduardo Ciotola Gussem; a coordenadora Nacional da Plataforma de Centros Urbanos do Unicef, Luciana Phebo; e demais representantes do estado e do município.

O evento abriu oportunidades de os adolescentes expressarem suas histórias, pontos de vista e propostas para uma vida de direitos e oportunidades, sem violências, para todas as crianças e adolescentes, principalmente os mais vulneráveis.

A adolescente Thais Antunes Matozo, 17 anos, assumiu o lugar do procurador-geral na abertura da reunião solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro, e a jovem Lays Sthefany da Silva Santos, 18 anos, fez um depoimento de suas vivências e expectativas em relação à cidadania dos adolescentes.

Já Patrick Antunes Pereira, 16 anos, falou da importância da escuta e participação dos adolescentes. “Ser escolhido pelo Unicef para sediar o dia da celebração dos 28 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, comemorado mundialmente no dia 20 de novembro, é para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro motivo de grande júbilo. Foi, com certeza, um dia inesquecível, um grande marco no fortalecimento dos direitos fundamentais das crianças”, disse Eduardo Gussem.

Eles também estiveram com promotores de justiça, com o secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá; e o secretário Municipal de Educação, César Benjamim.

Moradores da Mangueira, Rocinha, Borel, Cidade de Deus, Guaratiba, entre outras comunidades, os adolescentes expressaram suas percepções, desafios e propostas para uma vida de oportunidades, sem violência, para cada adolescente da cidade.

Também foi firmada uma carta de intenções entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Unicef para a soma de esforços na prevenção de novos homicídios de adolescentes na cidade do Rio de Janeiro. Em todo o Brasil, 29 adolescentes têm sua vida interrompida a cada dia. Na cidade do Rio de Janeiro, 278 adolescentes foram assassinados em 2015, sendo a grande maioria meninos negros e pobres.

Texto e foto: Marcio Ferreira / Ascom – deputada estadual Tia Ju

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend