Tia Eron promove sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Tia Eron promove sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Evento contou com a participação de parlamentares, militantes e autoridades

Brasília (DF) – A deputada republicana Tia Eron (PRB-BA) presidiu, nesta terça-feira (29), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, na Câmara dos Deputados. De iniciativa da republicana, em conjunto com a deputada Erika Kokay, o evento contou com a participação de parlamentares, militantes e autoridades que debateram mecanismos de resgate da dívida social do Estado para com a população negra e formas de combate à desigualdade.

tia-eron-prb-sessao-solene-consciencia-negra-foto2-douglas-gomes-29-11-16Na avaliação da deputada Tia Eron, a discriminação e a desigualdade racial devem entrar em pauta para que sejam desenvolvidas políticas públicas com o objetivo de promover o empoderamento dos negros. “Apesar de sermos 54% da população, no Congresso Nacional, nossa representação ainda é mínima. Um parlamento com o déficit de representação de negros e negras, não é apenas sem democracia, é antidemocrático na sua essência e revelador do racismo velado e institucional que caracteriza a maneira como tal fenômeno se manifesta no Brasil”, criticou a republicana.

Segundo a ex-ministra das Mulheres, Igualdade Social e Direitos Humanos, Nilma Lino, que também é pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, o racismo no Brasil é ambíguo. “Diferente dos Estados Unidos e do Apartheid, extinto regime político da África do Sul, a antropologia nos mostra que no Brasil o racismo se afirma na sua negação. Ou seja, quanto mais a gente nega, mais as injustiças se propagam”, explica ela, que tem pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Nilma acredita que é preciso desvelar o racismo para construir oportunidades iguais para todos. Os dados reafirmam o posicionamento da pesquisadora. Segundo o “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas”, divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Instituto Ethos, em maio deste ano, apenas 4,7%, de seus quadros executivos são compostos por negros. Ao passo que 53% da população brasileira é de negros.

Em seu discurso, a deputada Erika Kokay ressaltou os índices de assassinatos dos jovens negros. Em 2014, de acordo com o Ministério da Saúde, foram 44.582 homicídios de negros no Brasil, o equivalente a 123 mortes por dia, número que só cresceu, se compararmos com os dos demais anos, nos quais a taxa de mortalidade era de 34, em 2011, e de 36, em 2012 e 2013. “Negar o genocídio desses jovens é perpetuar o crime”, conclui a parlamentar.

Avanços

Apesar de o racismo dificultar o desenvolvimento em praticamente todos os âmbitos da sociedade brasileira, é possível constatar avanços no que diz respeito a promoção de políticas públicas. Como exemplo podemos citar as cotas para negros em Universidades Federais (Lei 12.711) e em concursos públicos (Lei 12.990), e a criação do Estatuto da Igualdade Racial.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.