TCU começa investigação das tarifas das passagens aéreas

Auditoria foi proposta pelo deputado federal Celso Russomanno. O objetivo é verificar se a cobrança à parte de bagagem provocou uma redução no preço das passagens aéreas no Brasil

Publicado em 20/6/2018 - 00:00

Auditoria foi proposta pelo deputado federal Celso Russomanno. O objetivo é verificar se a cobrança à parte de bagagem provocou uma redução no preço das passagens aéreas no Brasil

Brasília (DF) – O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu auditoria, nesta segunda-feira (18), para verificar se a cobrança à parte de bagagem provocou uma redução no preço das passagens aéreas no Brasil. A investigação atende a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC 150/2017) apresentada pelo deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) e aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

“Os passageiros têm reclamado bastante, alegando que, até agora, não se percebeu nenhuma vantagem relacionada à queda de preço das passagens. Em vez de melhores preços, os consumidores têm sido vítimas de constrangimentos constantes porque não há espaço para as malas de todos. Veja bem, essas malas são de, no máximo, dez quilos – as únicas permitidas para o embarque”, lembrou o deputado.

A cobrança em separado do despacho de malas em voos domésticos foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por meio de resolução 400, em 2016, e aplicada no primeiro semestre de 2017. O argumento da mudança era que o preço dos bilhetes cairia para quem optasse pelo pagamento à parte, mas, para o republicano, a realidade das cobranças é outra.

Texto: Gustavo Souza / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend