Squassoni apoia GT criado para debater privatização da gestão do Porto de Santos

Squassoni apoia GT criado para debater privatização da gestão do Porto de Santos

Assinada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a portaria era bastante aguardada pela comunidade portuária há alguns meses 

Brasília (DF) – O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) participou, no último dia 1º de novembro, da assinatura da portaria que cria o grupo de trabalho responsável por analisar a proposta de privatização da gestão da dragagem do Porto de Santos. Assinada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, a portaria era bastante aguardada pela comunidade portuária há alguns meses e foi publicada no dia 2 de novembro.

O grupo de trabalho terá 90 dias para apresentar o relatório que dará início às obras. Ele será composto por representantes da iniciativa privada e também do governo federal, sob a coordenação do Ministério dos Transportes. Os nomes serão indicados até o final da próxima semana.

Os integrantes vão analisar proposta de entidades que atuam no Porto de Santos feita em agosto, que prevê a criação de um consórcio formado por operadores portuários, terminais privados e arrendatários, além da Codesp. A ideia é que a empresa que assumir o contrato da dragagem seja remunerada com parte da tarifa destinada à manutenção das profundidades do Canal do Porto.

A privatização da gestão da dragagem passou a ser cogitada em razão das dificuldades do governo em contratar o serviço, o que é alvo de constantes críticas dos usuários do Porto de Santos, diante dos prejuízos acumulados com o constante assoreamento da rota usada pelos navios.

“A modernização do Porto de Santos é uma expectativa não só da comunidade portuária, mas de todo o Brasil. Um quarto das exportações brasileiras passam pelos terminais de Santos e Guarujá, por isso o nosso porto precisa oferecer o calado adequado para a operação dos maiores navios que já operam mundo afora. Trata-se do futuro da economia do país”, ressaltou Marcelo Squassoni.

“Dragagem é a prioridade número um para qualquer porto brasileiro ou do mundo”, salientou o ministro Quintella.

Além de Squassoni e Quintella, participaram da cerimônia o diretor-geral da  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, o diretor-presidente substituto da Codesp, a Autoridade Portuária de Santos, Francisco José Adriano, entre outros.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.