Sessão solene na Câmara homenageia Patriarca da Independência

Sessão Solene na Câmara homenageia Patriarca da Independência

Sessão solene homenageou o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados homenageou, nesta quinta-feira (13), o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.

A homenagem se refere aos 200 anos do retorno do estadista ao Brasil, após uma ausência de quase quarenta anos do país. Seu retorno à pátria marca o início de um momento decisivo para a Independência do Brasil, que se concretizou por meio do amadurecimento de uma firme política norteada pela estadista, rumo à plena liberdade do país.

Sessão Solene na Câmara homenageia Patriarca da Independência

A solenidade faz parte de uma série de atividades promovidas pela Casa para lembrar os 200 anos da Independência do Brasil (1822-2022) e fatos importantes que antecederam a data. Na ocasião, foi lançado o livro ‘José Bonifácio de Andrada: Patriarca da Nacionalidade”, da Edições Câmara, com o objetivo de se dar visibilidade e publicidade a fatos notórios da história nacional. A cerimônia também marcou a obliteração de selo e carimbo dos Correios alusivos ao Patriarca e aos 200 anos da Independência.

O deputado federal Lafayette de Andrada (PRB-MG), descendente de José Bonifácio e representante da família Andrada nessa legislatura no parlamento, enfatizou a grandeza histórica do Patriarca. “José Bonifácio era realmente um homem que pensava o Brasil. Ele tinha ideias que realmente poderiam fazer o Brasil se tornar um grande país. Nesse processo de pensamento de Brasil, ele é o patrono do meio ambiente, com vários escritos já naquela época alertando quanto ao desmatamento, ele já pensava na extinção da escravidão, ele já propunha uma aposentadoria para os escravos e o fim do tráfico negreiro. Ele idealizou uma capital no centro do Brasil e sugeriu o nome de Brasília. Era um homem que realmente pensava o futuro”, disse. A cerimônia contou com autoridades, parlamentares, historiadores e também representantes da família Andrada.

Texto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.