Sergio Peres propõe a criação da Semana da Cultura Nordestina no RS

Sergio Peres propõe a criação da Semana da Cultura Nordestina no RS

A intenção do projeto, segundo deputado Republicanos, é promover a cultura nordestina com as autênticas tradições

Porto Alegre (RS) – Os deputados gaúchos aprovaram, na última terça-feira (5), projeto de lei de autoria do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos-RS), que institui a Semana Estadual da Cultura Nordestina, a ser incluída no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul.

A proposição busca reconhecer a contribuição dos nordestinos no estado e prevê a realização de eventos que divulguem as raízes culturais, a história econômica, política e social do Nordeste brasileiro, além de seus festejos típicos. “É uma forma de promover a integração entre as culturas regionais e a valorização de pessoas que colaboram há décadas para o nosso desenvolvimento. Que não seja uma semana só dos nordestinos, mas também para que nós, gaúchos e gaúchas, possamos olhar com humanidade, com responsabilidade e com gratidão aos nossos irmãos do nordeste brasileiro”, defendeu.

Estima-se que vivam no Estado hoje aproximadamente 100 mil pessoas, entre imigrantes nordestinos e seus descendentes diretos, a maioria residindo na região metropolitana. Em Cachoeirinha e Alvorada já é comemorado o Dia do Nordestino, na data de 8 de outubro. Mas, segundo Peres, para a comunidade de nordestinos no RS, a aprovação do projeto de lei poderá significar um passo para a visibilidade desse segmento. “Pretendemos avançar para a conquista de um Rio Grande capaz de conviver com a diversidade de forma saudável, permanente, humana e feliz”, avaliou.

Centro de Tradição Nordestina

Uma das reivindicações da comunidade lembradas por Sergio Peres na tribuna do plenário é a criação de um centro cultural de tradição em Cachoeirinha, a ser estabelecido como ponto de integração, de convívio e de preservação cultural do povo nordestino.

De acordo com a Associação do Centro de Tradição Nordestina, o espaço também deverá funcionar como núcleo de formulação e de administração de projetos na área da cultura, saúde, educação, emprego e renda, esporte, lazer e desenvolvimento social. O intuito dos idealizadores é beneficiar não somente os nordestinos da região metropolitana, mas levar as iniciativas à população dos municípios gaúchos onde migrantes do Nordeste se estabeleceram.

Texto: Karine Bertani/Ascom – Republicanos RS
Foto: Andreia Silva – Republicanos RS
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.