Sergio Peres homenageia professores e mestres de Capoeira

Sergio Peres homenageia professores e mestres de Capoeira

Ato marcou o aniversário de 50 anos da arte marcial no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (RS) – O aniversário de 50 anos da Capoeira no Rio Grande do Sul foi motivo de homenagem realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa gaúcha, que reconheceu, na segunda-feira (4), a trajetória de 30 professores e mestres responsáveis por construir a história dessa arte nos municípios gaúchos.

O ato proposto pelo presidente da CCDH, deputado Sergio Peres (Republicanos-RS), foi prestigiado pelo secretário de Estado do Esporte e Lazer, João Derly (Republicanos-RS), autoridades, familiares e comunidade capoeirista, integrando a programação do Mês da Consciência Negra de 2019 da Assembleia Legislativa.

A nominata de agraciados foi elaborada pela Federação Gaúcha de Artes Marciais Mistas (FEGAMM) e também contou com a indicação de alguns parlamentares membros da CCDH. Foram considerados critérios de representatividade, antiguidade, trajetória na prática da capoeira e, em especial, as contribuições para o seu crescimento, para o combate à marginalização da capoeira, para a promoção da cidadania, da cultura, da educação e da inclusão social no Estado, inclusive a divulgação da capoeira no Brasil e no exterior.

Da criminalização a patrimônio da humanidade

Ao abrir a solenidade, Sergio Peres, classificou a capoeira como símbolo da liberdade e da miscigenação do povo brasileiro. Destacou avanços históricos da arte marcial, que já foi considerada crime até 1932, ano em que o então presidente da República, Getúlio Vargas, liberou manifestações populares que estavam proibidas, entre elas, a capoeira. Em 1936, foi extinto o decreto que criminalizava a sua prática, reconhecendo a capoeira como esporte nacional.

Há cinco anos, a capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, por representar a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão. “Hoje, os gritos por liberdade ainda podem ser ouvidos na roda de capoeira. Esse círculo que tão bem representa o ideal de sociedade que nós sonhamos: de união de forças, de igualdade, de alegria, de respeito mútuo, de olhar o outro como parte de nós mesmos”, avaliou.

Homenageados

Dois precursores do ensino da capoeira receberam menção especial na homenagem feita pela CCDH: Manoel Olímpio de Souza, o Grão-mestre Índio da Bahia, do Grupo Oxóssi, e Paulo Cavalcante de Oliveira, o Mestre Paulinho, do Grupo Muzenza. Na década de 1970, eles trouxeram para o Rio Grande do Sul estilos de jogo até hoje praticados em escolas, academias e centros culturais.

“Professores e mestres são guardiões de uma história e de uma tradição; são símbolos de uma luta pela liberdade do corpo e do espírito. É uma luta que nós não queremos que termine, pois sabemos que o sonho de liberdade de um povo escravizado ainda não foi concretizado. A escravidão tem muitas faces, e ela ainda está escrita no DNA da nossa sociedade”, apontou Sergio Peres.

Em caráter in memorian, a CCDH reconheceu, também, o legado de Edson Cerqueira Frias (Mestre Cerqueira) e de Ananilson de Souza (Mestre Monsueto).

Texto: Karine Bertani/Ascom Republicanos RS
Foto: Sâmella Moreira
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.