Senado aprova medida que facilita créditos para o agronegócio

Senado aprova medida que facilita créditos para o agronegócio

Deputados do Republicanos comemoraram a aprovação e ressaltaram que a medida vai proporcionar benefícios aos produtores rurais, como acesso mais fácil ao crédito

Brasília (DF) – O Senado Federal aprovou, na quarta-feira (4), PLV 30/2019, que estabelece uma série de medidas ligadas ao crédito e financiamento de dívidas de produtores rurais. O projeto de lei de conversão — resultado da Medida Provisória (MPV) 897/2019, conhecida como “MP do Agro” — seguiu para sanção presidencial.

Vice-presidente da comissão mista que analisou a medida, o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos-RN) comemorou a aprovação da medida.  “Estou feliz por ter contribuído ativamente em nome do nosso Republicanos para a melhoria e modernização da legislação que vem desburocratizar e facilitar o crédito agrícola em nosso país, com segurança e competitividade. Dias melhores virão para o homem do campo”, ressaltou Benes.

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) também comemorou a aprovação e ressaltou que a medida vai proporcionar diversos benefícios aos produtores rurais, como a desburocratização e o acesso mais fácil ao crédito.

“A MP do Agro fortalece e estimula a produtividade de um dos setores mais importantes para a economia do Brasil. É uma medida importante para flexibilizar a adesão ao crédito rural e possibilitar que os agricultores possam investir em novas tecnologias, na qualificação e na modernização do agronegócio”, disse.

João Roma é autor do Projeto de Lei 6076/19 que permite a renegociação de dívidas de operações de crédito rural. Para o republicano, a proposta beneficia os produtores rurais do Nordeste, que são impactados pelas sucessivas adversidades climáticas que atingem a região, tendo muitas vezes as suas atividades prejudicadas.

O texto do parlamentar propõe que o vencimento da primeira parcela seja fixado em 31 de dezembro de 2021 e, da última, em 31 de dezembro 2030.

Fundo garantidor

A principal inovação à medida foi a criação de um fundo garantidor a partir da associação de até dez produtores rurais — o Fundo de Aval Fraterno (FAF), a ser oferecido como garantia à rede bancária para a quitação de dívidas do crédito agrícola. 

Texto e fotomontagem: Edjalma Borges – Liderança do Republicanos para a Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Fotos: Douglas Gomes 

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.